Por que alguns DVDs rodam no PC e outros não?

Os filmes em DVD têm códigos de região e geralmente só rodam em aparelhos de DVD ou drives de DVD para computador vendidos no país onde o disco foi comprado.

O código de região fica em um byte do DVD.

O aparelho de DVD e o drive têm um código de região no firmware.

Os drives de DVD para computador muitas vezes têm o código no software ou no decodificador MPEG-2.

Os dois códigos precisam ser iguais para o aparelho ou drive rodarem o filme. O código também é impresso na parte de trás da caixa do DVD, em cima de uma pequena imagem do globo.

O código de região é utilizado pelos estúdios de cinema para evitar a cópia não-autorizada de materiais protegidos por direitos autorais e para controlar as datas de lançamentos em diferentes localidades no mundo. Os estúdios de cinema chegaram a um acordo quanto ao formato do DVD só depois que os fabricantes concordaram em colocar um código de região em cada disco. Porém, algumas pessoas já conseguiram quebrar o registro do Windows e conseguem rodar qualquer DVD em seus computadores.

O bloqueio regional de DVD é usado para controlar quais filmes de DVD rodam em quais países ou grupos de países. Os filmes são geralmente lançados em datas diferentes no mundo. A Região 1 tem seu próprio aparelho, que só roda discos da Região 1. Do mesmo modo, os aparelhos da Região 2 só rodam discos da Região 2 e não rodam nenhum disco da Região 1. Os seis códigos são:

  1. Estados Unidos e Canadá
  2. Europa e Japão
  3. Sudeste Asiático
  4. América Latina e Austrália
  5. Rússia, o resto da Ásia e África
  6. China

Há também algumas lojas que vendem aparelhos de DVD sem códigos de região.

Deixe seu Comentário