Ordene mensagens do Gmail pelo tamanho dos anexos

O que você faz quando sua conta do Gmail está quase cheia?

Você pode comprar armazenamento adicional do Google (eles cobram 5 dólares por ano para 20 GB) ou uma alternativa mais barata é que você verifique sua caixa de correio do Gmail em busca de mensagens que contenham anexos de arquivos grandes para apagar (ou encaminhar) as mensagens inúteis, recuperando assim um espaço precioso.

O problema é:

como você encontra essas mensagens volumosas em sua caixa de correio se o Gmail não oferece uma opção para classificar nem filtrar mensagens por tamanho?

Eu já compartilhei, aqui no site, ferramentas que ajudam você a controlar rapidamente os e-mails que consomem espaço em sua conta do Gmail, mas há uma nova opção agora que não requer instalação e você nem precisa conceder acesso ao seu Gmail – esta opção é o bom e velho Google Docs.

Classificando mensagens do Gmail usando o Google Docs

A ideia é fazer o Google Docs se conectar à sua conta do Gmail e calcular o tamanho de cada mensagem que está presente em sua caixa de correio. Se ele encontra uma mensagem volumosa (com tamanho maior que 1 MB), ele anota este email na planilha.

Assim que a folha tiver uma lista de todos os emails grandes, você pode classificar a folha pela coluna Tamanho, para encontrar os maiores; ou pode usar a opção de filtro (o ícone do funil) para encontrar as mensagens que estão dentro de um determinado intervalo (entre 5 MB e 10 MB, por exemplo: 5 MB < tam < 10 MB). Clique no link “Ver” para abrir a mensagem correspondente no Gmail, encaminhá-la para um endereço de e-mail secundário ou excluí-la da caixa de entrada principal para recuperar espaço.

Agora vamos ver este programa em ação:

  1. Crie uma cópia desta planilha em seu Google Docs.
  2. Um novo Menu Gmail aparecerá na planilha em alguns instantes. Selecione “Reiniciar Tela” no menu do Gmail para inicializar a planilha.
  3. Aceite a mensagem de autorização e, em seguida, permita o Acesso ao deixar o Google Docs acessar sua caixa de entrada do Gmail. Isto é completamente seguro, porque a sua própria conta do Google Docs está solicitando acesso à sua conta do Gmail.
  4. Após as permissões serem concedidas, clique em “Escanear Emails” no menu Gmail da planilha, para iniciar o processo de digitalização.

Agora sente e relaxe, porque a última etapa pode demorar algum tempo dependendo do tamanho de sua caixa do Gmail.

Se o programa travar ou se você acidentalmente fechar a aba do navegador, abra a mesma planilha, clique em “Escanear Emails” de novo, e o script irá retomar a verificação de onde parou.

Escaneie o Gmail com um acionador

Se sua caixa do Gmail for muito grande, você também pode configurar um adicionador por tempo, que permite rodar o script automaticamente sem precisar mexer manualmente. Neste caso, você pode até fechar a guia do navegador e o script roda no fundo, silenciosamente. Veja como:

  1. Com a planilha do Google aberta, vá até Ferramentas -> Editor de Scripts. Na tela seguinte, clique em Recursos -> Acionadores do Script Atual.
  2. Clique em “Adicionar Novo Acionador” (Add a New Trigger), e altere o Evento de “Planilha” para “Tempo” (de “Spreadsheet” para “Time Driven”) e configure os minutos para acionar a cada 10 minutos.
  3. Salve o acionador, autorize o script se solicitado e feche a planilha.

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