O que é HDMI?

HDMI é um padrão de conexão de dispositivos de áudio e vídeo que tem tudo para substituir os padrões existentes até então.

Com essa tecnologia, é possível, por exemplo, conectar um reprodutor de HD-DVD a uma TV de alta resolução, e ter como resultado imagens de excelente qualidade.

Através de um cabo HDMI, é possível transmitir sinais de áudio e vídeo.

Em outros padrões, é necessário ter, pelo menos, um cabo para cada coisa.

Mas, as vantagens do HDMI não se limitam a isso. É uma tecnologia que transmite sinais de forma digital. Por isso, é possível ter imagens com alta resolução (1080p), inclusive maiores que as suportadas pela tecnologia DVI (Digital Visual Interface), que está substituindo o padrão VGA para as conexões de monitores em computadores.

Conector HDMIO conector do cabo HDMI também leva vantagem em relação aos demais padrões, possui tamanho reduzido e encaixe fácil, semelhante aos conectores USB.

Existem dois tipos de conectores: o HDMI tipo A e HDMI tipo B, com 19 e 29 pinos, respectivamente.

O conector tipo A consegue atender a toda a demanda existente, sendo inclusive compatível com a tecnologia DVI-D. Neste caso, basta que uma ponta do cabo seja DVI-D e, a outra, HDMI.

O conector HDMI tipo B é destinado a resoluções mais altas e pode trabalhar com o dual link, que duplica a freqüência pixel clock, fazendo com que a transmissão dobre a sua capacidade.

Uma Resposta

  1. Gabril Billife 5 de dezembro de 2010

Deixe seu Comentário