NVIDIA anuncia nova geração da plataforma ION

Combinação de GPU NVIDIA com processador Atom possibilita a criação de computadores de baixo custo e alto desempenho em multimídia

A NVIDIA anunciou durante a CeBit, feira de tecnologia que acontece nesta semana em Hannover, na Alemanha, uma nova geração de sua plataforma ION para netbooks. Combinando uma aceleradora 3D (GPU) otimizada para baixo consumo de energia com os processadores Intel Atom, portáteis baseados na plataforma ION aliam baixo custo e alto desempenho multimídia, inclusive em jogos e vídeo em alta definição, com longa autonomia de bateria.

Um dos destaques é a tecnologia Optimus, capaz de desligar ou ligar automaticamente a GPU de acordo com a tarefa sendo executada no momento: durante tarefas mais simples, como navegação na web ou edição de textos, a máquina utiliza o vídeo integrado ao processador Atom. Em tarefas mais exigentes, como reprodução de vídeo em alta definição, a GPU NVIDIA entra automaticamente em ação, auxiliando no desempenho. Com isso, um netbook baseado na nova plataforma ION pode chegar a até 10 horas de autonomia com uma única carga de bateria.

Portáteis equipados com os novos chips, informalmente conhecidos como “ION 2”, terão 512 MB de memória de vídeo (o que é importante para jogos) e saídas HDMI para ligação a TVs de alta definição. Os chips estarão disponíveis duas versões: uma para micros com telas de até 10 polegadas, de desempenho mais modesto (comparável à primeira geração dos ION) mas com menor consumo de energia e dissipação de calor, e uma para portáteis com telas de até 12 polegadas, com desempenho superior.

Segundo a NVIDIA, até meados deste ano devem chegar ao mercado internacional mais de 30 produtos baseados na nova plataforma ION, entre netbooks, nettops e placas-mãe, de empresas como Acer, ASUS, Lenovo, Foxconn e várias outras. O pioneiro será o netbook Aspire One 532G, da taiwanesa Acer, que chega às lojas (nos EUA) em Abril deste ano.

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: NVIDIA anuncia nova geração da plataforma ION 3 de março de 2010

Deixe seu Comentário