Novo painel solar portátil para carregar seus aparelhos

Se você é daqueles que gostam de se aventurar ou passear em áreas abertas e longe da cidade, mas que não dispensa o celular, o MP3 player ou câmera digital, deve sentir calafrios quando vê a carga da bateria acabando e a rede elétrica mais próxima está a quilômetros de distância.

É para usuários como você que o painel Solar Sunlinq, da Sollaric, pode ser útil.

Dotado de uma tecnologia que resulta em células duráveis e flexíveis, o Solar Sunlinq precisa ter contato direto com a luz solar (e não do calor gerado por ele) para, assim, gerar a energia fotovoltáica, que é obtida através da conversão direta da energia da luz solar em eletricidade.

Portanto, quanto maior a intensidade da luz solar, maior a potência obtida.

O equipamento testado oferece 6,5 Watts de potência e saída de tensão de 12 volts, suficientes para carregar a bateria de eletrônicos como celulares, PDAs, GPSs, tocadores diversos, câmeras digitais e até mesmo gerar energia para recarregadores de pilhas, com um tempo de recarga de cerca de 3 horas. Caso necessite de mais potência, por exemplo, para recarregar a bateria de um notebook (12W), basta combinar dois painéis de 6,5W ou usar um painel de 12W.

A melhor eficiência das células é obtida com sua exposição à luz solar incidente entre às 10 horas e 15 horas, o que pode variar de acordo com as condições climáticas e a época do ano.

O dispositivo a ser carregado deve possuir um conector compatível com os usados em acendedor veicular de cigarros ou então será necessário usar alguns dos cabos que acompanham o kit.

O conector veicular é o mais usado e o que melhor regula e converte a voltagem enviada do painel para o gadget. Já o adaptador com saída USB reduz a potência gerada pelo painel.

Com corpo flexível e resistente à água, o painel Sunlinq também é uma boa opção para quem possui veículos que ficam parados por muito tempo. Por exemplo, se você possui um Jet-ski, mas o utiliza esporadicamente, existe o risco de a bateria dele não funcionar quando você o ligar.

Para evitar que isso aconteça, você pode deixar o painel exposto ao sol e conectado à bateria do equipamento utilizando o cabo com garras, em conexão conhecida como “chupeta”. Dessa forma, a bateria não irá descarregar e estará disponível para partida quando necessário.

Fechado, o painel tem o tamanho de uma carteira e pesa 300 gramas. O fabricante oferece um ano de garantia, mas diz que se for utilizado adequadamente e com cuidado, pode durar até vinte anos.

O preço gira entre 380 e 450 reais, e pode ser comprado na loja Atera.

Uma Resposta

  1. rosinei marcos 7 de setembro de 2010

Deixe seu Comentário