Notebook: Está na hora de trocar a bateria?

Por mais que você cuide da bateria do notebook, um dia ela perderá a capacidade de recarga e precisará ser trocada.

Isso acontece porque as baterias de íon de lítio, presentes nos eletrônicos atuais, têm vida útil limitada a um determinado número de ciclos de carga e, quando esse número é atingido, o componente deixa de reter energia.

Se seu computador já tem um bom tempo de uso, é recomendável verificar como está a capacidade da bateria para não ter surpresas desagradáveis, como um desligamento inesperado naquele momento que você mais precisa dele.

Siga as instruções a seguir para saber se chegou o momento de entrar em contato com o fabricante e trocar a peça por outra.

Monitore de perto

No Windows, o BatteryInfoView permite conferir detalhes sobre bateria, como o nível de uso, a capacidade que tinha quando foi fabricada e a capacidade atual.

O programa também mostra o número de ciclos de carregamento/ descarregamento do dispositivo. O Battery Health tem a mesma proposta no OS X.

Além de mostrar o status de uso e os detalhes da capacidade de carga nos MacBooks, o programa oferece dicas para economizar e aumentar o tempo de vida da bateria.

Calibre a bateria

A calibragem da bateria pode ser feita periodicamente, dependendo da indicação do fabricante, ou quando o sistema operacional passa a dar informações erradas sobre seu status.

Nos PCs com Windows, carregue o notebook em 100% e deixe-o desligado por duas horas, ainda conectado à energia.

Depois, desligue-o da tomada, ligue a máquina e desative as opções de descanso de tela e outras configurações de economia em Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia > Alterar Configurações do Plano.

Nas opções avançadas, em Bateria > Ação de Bateria Crítica, configure-o para dormir ou hibernar quando a bateria estiver em 5%. Depois, deixe a bateria descarregar até o equipamento desligar e espere o computador descansar algumas horas.

Plugue-o novamente na tomada e espere a bateria carregar completamente. Refaça as configurações de economia de energia.

Se o problema do status persistir, procure uma assistência técnica ou o próprio fabricante.

O Windows 7 notifica

Quando a bateria do notebook passa a comportar apenas 40% de sua capacidade original, o Windows 7 exibe a notificação “Experimente substituir a bateria” embaixo do status do dispositivo.

Caso o aparelho já tenha um bom tempo de uso, é normal que ele retenha menos carga e precise de uma nova bateria. Outra razão é a possibilidade de a bateria apresentar falhas ou estar danificada por ter sido muito exposta ao calor ou a outras condições adversas.

Apple sem calibração

Todos os laptops da Apple com baterias integradas não exigem nenhum procedimento de calibragem, segundo a empresa.

Nessa categoria encontram-se todos os MacBook Air, o MacBook Pro com tela Retina e os modelos de MacBook (13 polegadas) e MacBook Pro fabricados a partir de 2009.

No caso de modelos mais antigos, a empresa recomenda a calibragem mensal se o equipamento é usado sempre conectado à tomada.

ponto de exclamacao

Deixe seu Comentário