MSN Messenger Service 1 e 2 – Como tudo começou

Da série “10 anos de MSN, conheça a evolução deste comunicador

O anúncio foi feito no dia 21 de julho de 1999.

Surgia o MSN Messenger Service, o serviço gratuito de mensagens instantâneas da Microsoft.

Era um comunicador de usuários do Hotmail e do AOL Instant Messenger.

O anúncio foi feito no dia 21 de julho de 1999.

Surgia o MSN Messenger Service, o serviço gratuito de mensagens instantâneas da Microsoft.

Era um comunicador de usuários do Hotmail e do AOL Instant Messenger.

Integrado com o Internet Explorer 5, Outlook Express 5, Hotmail e NetMeeting, o comunicador – cujo arquivo de instalação tinha apenas 320 Kb – tinha como grande destaque sua execução em pano de fundo e os alertas automáticos de contatos online (uau!).

Os usuários podem especificar que eles se encontram distantes do computador ou podem ser marcados automaticamente como ‘ausente’ se não usam o computador por um período específico”, afirmava o anúncio oficial do lançamento.

Esta primeira versão contava com recursos básicos. As mensagens só continham texto pleno e a lista de contatos era bastante simples. Não havia nenhum outro tipo de recurso a não ser conectar, desconectar, alterar status, adicionar e alterar entre identidades de outros usuários, adicionar e deletar contatos.

A barra de ferramentas – a qual podia ser ocultada – era composta por apenas quatro botões: adicionar, enviar, status e web. Não se engane com esta função de enviar! Não é o famoso enviar arquivo que você já está acostumado. Nada mais é do que a possibilidade de enviar uma mensagem instantânea, um convite para que uma pessoa ou então uma mensagem de email via Outlook 5.

As opções eram poucas. Hoje há várias categorias de configuração no Windows Live Messenger, mas eram apenas quatro abas no MSN Messenger 1.0:

Geral – exibir ou não o ícone do MSN Messenger, mantê-lo permanentemente conectado, mostrar como inativo após determinado tempo ocioso. As notificações podiam ser bem controladas. Bem, nem tanto, uma vez que só era possível escolher entre a exibição de uma mensagem na “chegada” de um contato ou a execução de sons ao receber mensagens.

Privacy – desde os primórdios, a Microsoft sabia da importância de um dos melhores recursos de qualquer comunicador instantâneo: o bloqueio.

Contas – definição das contas do MSN e do AOL Instant Messenger.

Connection – configuração de servidor Proxy. Na parte de baixo ficava um campo para fazer buscas na internet. Hoje, a página com os resultados não é retornada. Mais abaixo encontrava-se o campo de status – o qual também podia ser oculto.

A segunda versão do MSN Messenger Service foi disponibilizada no dia 16 de novembro de 1999. A principal novidade foi a possibilidade de customizar a aparência da janela de conversação. Outras modificações, mais sutis, incluíam um banner de anúncios e a troca do botão Web pelo botão Mail. Em termos de visualização, a janela do MSN Messenger podia ser posicionada acima de todas as outras janelas.

O MSN Messenger Service 2.0 foi distribuído como uma opção de instalação para o Windows Me.

Uma Resposta

  1. Anônimo 29 de julho de 2009

Deixe seu Comentário