Loquendo – O computador que lê o que você digita

Sistemas de síntese de voz nunca impressionaram, (pelo contrário, sempre foram muito ruins) com erros inaceitáveis e vozes totalmente robotizadas, sem qualquer naturalidade.

Apesar disso, a tecnologia de síntese de voz é útil para muitas áreas e, portanto, investimentos foram feitos para melhorar os sistemas.

Prova disso é o Loquendo, um sistema online de síntese de voz, com uma qualidade surpreendente se comparada aos demais programas e serviços disponíveis até o momento.

O site funciona de maneira simples, bastando que você digite o texto desejado para que o sintetizador crie um arquivo no formato WAV com o que você digitou sendo falado.

O mais interessante do Loquendo é que estão disponíveis mais de vinte idiomas, com vozes masculinas e femininas para você escolher.

As línguas que podem ser sintetizadas são (na ordem em que aparecem na lista): inglês americano, inglês britânico, italiano, dinamarquês, holandês, finlandês, francês, francês canadense, alemão, grego, polonês, português do Brasil, português de Portugal, russo, espanhol americano, espanhol argentino, espanhol chileno, espanhol mexicano, espanhol da Espanha, catalão, valenciano, galiciano, sueco, turco e chinês.

Como usar

Depois de clicar no botão “Clique aqui para acessar” será aberta uma nova aba ou janela do seu navegador, já com a língua portuguesa e uma voz masculina selecionadas.

Já haverá um texto de exemplo no campo correspondente, mas você pode alterá-lo ou apagá-lo à vontade. Quando estiver satisfeito com o que digitou e selecionado o idioma e a voz, clique no botão “Play”.

Dependendo das configurações do seu computador, poderá ser aberto automaticamente o seu reprodutor padrão de mídia ou aparecer uma tela de download. É possível salvar o arquivo WAV no seu computador ou mandar que o navegador o abra com o programa associado ao arquivo de áudio. A escolha é sua.

OBSERVAÇÃO: dependendo da língua que você deseja ouvir, existirão diferentes vozes para você escolher. Cada uma terá seu próprio sotaque e, portanto, é interessante testar várias possibilidades até encontrar a voz que mais satisfaz. Se você sempre teve a curiosidade de ouvir um alemão falando um texto que você digitou, por exemplo, agora você pode.

Só não vá digitar frases em português para que um finlandês leia, por exemplo, pois o sistema tentará interpretar o que você escreveu como finlandês e o resultado será muito diferente do que uma pessoa falaria.

10 Comments

  1. amanhã e um novo dia! 18 de dezembro de 2011
  2. nao quero falar nd 29 de junho de 2011
  3. Marco Arrondo 26 de abril de 2011
    • Marco Arrondo 26 de abril de 2011
  4. everton 28 de outubro de 2010
  5. Feliphe 27 de julho de 2010
  6. Gilson 26 de maio de 2010
    • AMANDA 6 de fevereiro de 2011
      • midnight 17 de fevereiro de 2013
    • rayan 17 de dezembro de 2011

Deixe seu Comentário