Liberando espaço no seu netbook

Se o minilaptop tem disco rígido, espaço não é problema.

Os modelos que trazem HD normalmente têm drives de 80, 120, 160 GB.

Mas essa folga não existe nos minilaptops com drives SSD.

Esses, em geral, não trazem mais do que 20 GB para acomodar o sistema operacional e os aplicativos.

Nesse caso, o usuário precisa sempre esta atento para não estourar a capacidade do drive.

Nos micros como o Eee PC 900, da Asus, a situação é ainda mais complicada do que ter apenas 20 GB ou 16 GB de armazenamento. Nesses micros, o espaço vem dividido em dois drives.

Por exemplo, um de 4 GB para o sistema operacional e outro de 12 ou 16 GB para os programas e os arquivos do usuário. Como o sistema sempre adiciona upgrades ou partes de aplicativos no drive menor, há sempre o risco de faltar espaço.

Desinstale o supérfluo

Se você enfrenta uma situação assim, a primeira medida é instalar somente o que seja necessário e vai realmente ser usado.

Se for preciso, seja mais radical ainda: apague alguns acessórios do sistema operacional.

No Painel de Controle, acione Adicionar ou Remover Programas. Na nova tela, clique em Adicionar/Remover Componentes do Windows. Selecione, por exemplo, Acessórios e Utilitários e clique em Detalhes.

Agora, escolha Jogos e clique outra vez em Detalhes. Confira: o pacote Jogos Para a Internet consome 8,5 MB no disco. Se você não usa esses jogos, desmarque a linha e dê OK. A economia é pouca, mas para quem tem somente 4 GB, cada megabyte conta.

Instale só o necessário

A regra de só instalar o necessário vale também para suítes como o Office. Você dificilmente usa todos os programas do pacote. Então, conforme o caso, instale o Word, ou somente o Excel etc. Em cada um desses produtos, deixe de lado os acessórios, como arquivos de ajuda, conversores, temas e modelos.

Supõe-se que no minilaptop você poderá ler ou editar documentos, mas ele não será a máquina principal para elaborar esses documentos.

Programas no pen drive

Outra solução é, sempre que possível, rodar programas diretamente de um pen drive para não ocupar espaço em disco. Só é preciso lembrar que o pen drive é um dispositivo USB e consome mais energia (sobre como economizar bateria, leia Como aumentar a duração da bateria do notebook)

Arquivos na web

Outra forma de deixar o armazenamento mais livre é guardar arquivos na internet. Pode-se usar desde um disco virtual na web até soluções mais simples, como o e-mail. Um exemplo: se falta espaço no drive, mande os arquivos para uma conta de e-mail dessas de grande capacidade. Guardadas na caixa postal, essas cópias podem ser resgatadas a qualquer momento e ainda funcionam como um backup dos documentos.

Para usar o Gmail para este fim, por exemplo, consulte Gmail Drive – Use o Gmail para guardar seus arquivos

Uma Resposta

  1. Rômulo Vianna 12 de fevereiro de 2010

Deixe seu Comentário