Intel encerra a produção de dois modelos do processador Atom

Atom 230 e 330 darão lugar a modelos com chip de vídeo integrado

por Antonio Blanc

A Intel irá encerrar, no final deste mês de março, a produção dos processadores Atom 330 (Dual-Core) e Atom 230 (Single Core). Ambos os modelos foram os primeiros Atom projetados para uso em “nettops”, desktops de baixo custo e baixo consumo de energia, e ainda podem ser encontrados em máquinas de diversos fabricantes.

Segundo o site Liliputing, o motivo é simples: a empresa se concentrando na produção de dois modelos sucessores, o Atom D410 e Atom D510, baseados na plataforma “Pine Trail” e com chip gráfico (Intel GMA3150) integrado. Além disso, os novos chips tem menor consumo de energia (quando comparados à combinação processador + chipset) que as gerações anteriores.

A princípio a medida afeta apenas fabricantes, que em breve não poderão mais encomendar os processadores antigos. Mas pode haver um benefício para os consumidores: quem está pensando em montar um “nettop” ou máquina de baixo consumo baseada em um processador Atom deve ficar de olho nos preços de placas-mãe equipadas com os modelos recém-descontinuados, já que é comum que os revendedores façam promoções para “limpar o estoque” numa troca de modelos.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Deixe seu Comentário