Hacker russo transforma HD em relógio

Strobeshnik usa o fenômeno de persistência da visão para indicar as horas

por Antonio Blanc

Se há uma coisa na qual você pode contar é na atração dos geeks em reinventar um dos ‘gadgets’ mais antigos, o relógio.

Caso em questão é o hacker russo Viacheslaw Slavinsky, que de posse de um velho HD resolveu transformá-lo em uma forma inovadora de marcar a passagem do tempo. Nascia o Strobeshnik.

O HD foi severamente modificado. O prato, onde normalmente são armazenados os dados, foi removido e nele foram ‘recortados’ os dígitos de 0 a 9 e :. Atrás dele fica um banco de LEDs para iluminar os dígitos. Por fim a placa controladora do HD foi removida e substituída por um circuito feito sob medida, que permite controle preciso da rotação do prato.

Em teoria o funcionamento é simples:

o prato gira em alta velocidade (30 rotações por segundo), e no exato momento em que o dígito correspondente à hora/minuto atual passa em frente aos LEDs, estes são acesos, um dígito por vez. Entretanto, devido à velocidade e a um fenômeno conhecido como persistência da visão, nossos olhos ‘enxergam’ um display completo, com quatro dígitos formando a hora (ex: 12:01).

O relógio leva algus minutos para se estabilizar, mas o efeito é impressionante. Infelizmente, segundo Viacheslaw, a confiabilidade e o silêncio deixam a desejar. Ainda assim, quem estiver interessado na idéia está com sorte: em uma página na internet o autor não só relata como o Strobeschnik foi construído, como também coloca à disposição o esquemático do circuito, arquivos de layout no software Eagle e código-fonte utilizado no microcontrolador.

Deixe seu Comentário