Governo vai levar banda larga às escolas públicas

O Presidente Lula exibe plano que pretende levar internet banda larga a 55 mil escolas públicas do país em três anos.

O plano exibido por Lula prevê que, até 2010, 55 mil escolas publicas terão laboratórios com banda larga. O número é suficiente para atender aos colégios públicos localizados em áreas urbanas, segundo o ministério da Educação.

Nos próximos dias o Ministério vai lançar, em parceria com a iniciativa privada, um programa que levará internet em banda larga a todas escolas públicas urbanas do país, um passo gigantesco no caminho da inclusão digital e da qualificação do ensino.

A medida consta no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e contará com recursos das pastas da Educação, Comunicações e de empresas privadas.

O dinheiro privado virá das empresas de telecom, que oferecerão custos especiais para levar banda larga até escolas públicas como parte da contrapartida que deve oferecer ao Estado por explorar serviços de telefonia em suas áreas de concessão.

A expectativa do ministério das Comunicações é que a maior parte dos colégios beneficiados conte com roteadores Wi-Fi, para disponibilizar a conexão fora de laboratórios de informática.

A idéia é que alunos e professores possam acessar a web dentro da sala de aula, por meio de laptops educacionais ou dispositivos móveis, como lousas eletrônicas. O plano é bom, desde que funcione, é claro

Artigos relacionadosLeia também:

Deixe seu Comentário