Google lança tradução instantânea para o Chrome

Apesar de ainda apresentar falhas, a ferramenta facilita bastante a vida dos usuários.

Por Nátaly Dauer

A gigante das buscas Google liberou nesta terça-feira uma nova versão de testes ?beta? do Google Chrome. A principal novidade é a nova ferramenta de tradução de idiomas, que permite ao Google Chrome traduzir sites automaticamente para a língua escolhida. Outro recurso importante é a melhor granularidade do controle de privacidade do browser, que permitem escolher, site a site, como lidar com cookies, JavaScript e comportamento do código.

Em um post no blog do Chrome que explica sobre as novidades, Wieland Holfelder, diretor de engenharia na Google de Munique, na Alemanha, diz que o browser mostra um prompt na barra de avisos superior (logo abaixo da barra de favoritos) perguntando ao usuário se deseja traduzir a página com o Google Translate, e conta que a ideia é ajudar a tornar universal toda a informação do mundo, de maneira simples.

A tradução para outros idiomas utiliza apenas tecnologia web já existente da empresa (a mesma usada em google.com/language_tools) sem a necessidade de utilizar extensões para o browser ou plug-ins, conforme explica o site Channelweb.

Já a nova seção ?Privacy? (privacidade) permite controlar cookies, imagens, JavaScript, plug-ins e pop-ups para cada site, separadamente.

As novas funções estão disponíveis no Chrome beta. Os recursos que já estão funcionando no canal beta serão atualizados automaticamente, enquanto as presentes na versão ?estável? do browser serão atualizadas nas próximas semanas.

A Geek testou o novo Chrome Beta. Assim que uma página na língua diferente da padrão (em nosso caso, português brasileiro) é aberta, a barra de tradução pipoca na tela. Basta clicar no botão Traduzir para que a página seja vertida para o português. Em nossos testes, traduzimos páginas em chinês, coreano, francês e inglês. A tradução não é perfeita, mas é bastante passável na maioria dos casos. Textos longos têm uma chance maior de serem melhor traduzidos do que textos muito curtos. O recurso traduz páginas de e para todas as línguas conhecidas pelo Google Translate. Há a opção de deixar a tradução automática.

Vídeos demonstrando as duas novas funções estão disponíveis no blog do Chrome (em inglês) pelo atalho tinyurl.com/chrome-polyglot. Interessados em instalar o Google Chrome Beta podem visitar a página oficial de download em tinyurl.com/gchromebeta.

A Google também lançou ontem uma versão mais rápida de sua opção ?new window? (?nova janela?) do Gmail. Ela permite abrir diversas janelas para trabalhar de maneira ?multi-task?, mas ainda apresenta lentidão, segundo o site PC Mag.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Deixe seu Comentário