Google lança loja de aplicativos web

Programas podem se integrar às “Google Apps”.

O Google anunciou o lançamento de sua loja de aplicativos online, a “Google Apps Marketplace”.

Com foco no mercado corporativo a loja, que já está no ar, oferece programas de mais de 50 desenvolvedores diferentes projetados para se integrar às “Google Apps”, o conjunto de aplicativos online que o Google oferece gratuitamente a empresas, composto por e-mail (GMail), calendário (Google Docs), agenda (Google Agenda), compartilhamento de vídeos (Google Video) e mais.

Um software de gerenciamento de projetos, por exemplo, pode se integrar ao Google Calendar para avisar a equipe sobre deadlines, e ao GMail para disparar lembretes de conclusão de tarefas. Entre os títulos já disponíveis estão sistemas de gerenciamento de faxes (eFax), pacotes de edição de imagens (Aviary) e gerenciadores de folha de pagamento (Intuit Online Payroll).

Não há necessidade de “instalação” dos programas: ao encontrar algo que lhe agrada, tudo o que o usuário tem a fazer é informar o nome do domínio onde quer que o programa seja disponibilizado. Segundos depois ele já está pronto para uso. Assim como na loja de aplicativos para os smartphones Android, há programas gratuitos e pagos. Neste último caso os preços estão em dólares, e o pagamento é feito via Google Checkout.

Segundo o Google, qualquer um pode criar aplicativos para o Apps Marketplace: basta se inscrever como desenvolvedor, o que implica no pagamento de uma taxa única de US$ 100. No caso de aplicativos pagos, o Google fica com 20% do valor, a título de custos de manutenção da loja, hospedagem e processamento de transações, e o desenvolvedor com os 80% restantes.

O desenvolvimento de aplicativos para o Google Apps Marketplace será um dos temas da conferência Google I/O, que acontece entre 19 e 20 de maio em São Francisco, nos EUA.

Deixe seu Comentário