Google eliminará “identificador único” do Google Chrome

Código poderia causar problemas de privacidade

Por Antonio Blanc

Segundo o site Download Squad, um “paper” sobre segurança publicado recentemente por funcionários da Google revela que a empresa pretende eliminar o “Identificador Único” atrelado a toda instalação do Google Chrome.

A empresa afirma que o identificador é usado apenas para confirmar o sucesso na instalação do navegador, determinar quando atualizações são necessárias e em relatórios de erros (crash reports), que são desabilitados por padrão. Entretanto, defensores da privacidade temem que o identificador possa ser usado para atrelar uma cópia do navegador a informações pessoais (como o histórico de visitação de um site), embora este temor nunca tenha sido confirmado.

De acordo com o site The Register cada cópia da próxima versão do Google Chrome, a 4.1, ainda terá o identificador, mas este será removido na primeira atualização automática. A reação à medida foi positiva: “Já não era sem tempo. Mas porque é tão importante rastrear um usuário até a primeira atualização?”, pergunta Asa Dotzler, Diretor de Desenvolvimento da Comunidade da Mozilla Corporation.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Deixe seu Comentário