Gerencie seu PC na nuvem com o Windows Intune

O Windows Intune é uma nova solução que simplifica o modo de gerenciar negócios com segurança em PCs usando serviços de nuvem com Windows.

Em 12 de julho a Microsoft lançou a fase Beta 2 do Windows Intune.

O primeiro beta foi muito bem aceito pela comunidade, e você pode se cadastrar para utilizar o Windows Intune Beta 2 no site do Windows Intune.

O Windows Intune não requer infraestrutura de servidor: o datacenter da Microsoft provê todos os serviços e armazenamento necessários na nuvem. Você só precisa de acesso à Internet, um navegador compatível com Silverlight, e um pacote de instalação do cliente (MSI) que você pode baixar através do console do Windows Intune.

Para que serve o Windows Intune?

Você pode usar o Windows Intune para gerenciar todas as versões comerciais do Windows, incluindo o Windows XP Professional, Windows Vista Business e Ultimate, ou Windows 7 Professional e Ultimate. Ambas as plataformas x86 (32 bits) e x64 (64 bits) tem suporte.

Durante a instalação são instalados vários agentes especializados, que trazem ao computador ferramentas úteis do Windows Intune:

  • Proteção contra Malware; baseado na suite Forefront
  • Monitoramento; baseado no System Center Operations Manager 2007 R2
  • Assistência Remota; baseada no Microsoft Easy Assist
  • Policy Platform; que assegura as políticas do Windows Intune
  • Aplicativo; possibilita o acesso do usuário aos recursos do Windows Intune.

Após a instalação, leva alguns minutos para o PC aparecer no console de Administração do Windows Intune. Veja:


Status de Computador ainda indisponível

Assim que você vê o seu PC, já é possível gerenciá-lo pelo console, para isto basta clicar no nome do computador. As propriedades do PC são então exibidas:

Propriedades do PC no console do Windows Intune
Tela de propriedades do computador

Nesta área, você consegue gerenciar membros de grupos, atualizações, proteção contra malwares e alertas do sistema, além de poder revisar, imprimir ou exportar informações detalhadas sobre seu hardware e softwares.

No console do Windows Intune você pode responder à pedidos de seus usuários para assistência remota, podendo assim controlar com segurança os PCs onde eles estiverem!

Para sabert mais sobre o Windows Intune, ou se você quiser se cadastrar acesse o site do Windows Intune.

Deixe seu Comentário