Chegou a mudança no Instagram que você esperava

O Instagram acaba de alterar sua principal característica desde seu lançamento: o formato quadrado de fotos.

As tradicionais fotos quadradas do Instagram, inspiradas no formato da Polaroid, transformaram o modo como as pessoas tiram e compartilham suas fotos nos últimos anos.

Linhas do horizonte e tomadas panorâmicas de cidades passaram a ser vistas como vinhetas, encaixadas em vagos quadros brancos, e aquele ângulo maravilhosa muitas vezes tinha que ser cortado e espremido em uma caixa quadrada e muitas vezes abstrata.

Mas tudo isto acaba de mudar.

A partir de agora, o Instagram vai permitir a você publicar fotos e vídeos verticais e horizontais, além do tradicional formato quadrado (1×1).

Veja o comunicado da empresa:

“O formato quadrado foi e sempre será parte do que nós somos mas a história visual que você está tentando contar deve ser o mais importante, por isto queremos tornar a coisa mais simples e divertida possível, para você compartilhar seus momentos da forma que desejar.”

A equipe do Facebook (que é o proprietário do Instagram) divulgou que esta alteração é uma resposta à demanda de alguns usuários por mais flexibilidade. “Sabemos que não tem sido fácil compartilhar este tipo de conteúdo no Instagram.” “Amigos acabam sendo cortados, alguns vídeos parecem estar distorcidos e você acaba perdendo o registro de muitas paisagens mais largas”, disseram os técnicos da empresa.

Foto no Instagram em formato retrato (vertical)

Foto no Instagram em formato retrato (vertical)

Os usuários do Instagram poderão ajustar a orientação de suas fotos antes de editar, ao tocar no ícone de formato. Após publicar a foto, a versão da foto em tamanho real será exibida nos feeds dos outros usuários, mas o post na página do perfil continuará exibindo a imagem no formato quadrado, cortada e centralizada.

Snapchat crescendo

Esta mudança também é uma forma do Instagram capitalizar melhor o crescente mercado de vídeos móveis, ainda mais com o serviço rival, Snapchat, popularizando o formato retrato de vídeos feitos com smartphones.

Com a briga dos rivais quem ganha é você, usuário.

Vídeo no Instagram em formato paisagem (horizontal)

Vídeo no Instagram em formato paisagem (horizontal)

Além da mudança no formato, o Instagram agora também permite ajustar a intensidade dos filtros em fotos ou vídeos.

Deixe seu Comentário