Filme interativo brasileiro é lançado no YouTube

Público pode escolher entre 40 opções de histórias e 11 finais diferentes.

Após ser exibido em festivais de cinema em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, o filme interativo A Gruta, de Filipe Gontijo, foi postado no youtube e já ultrapassa 37 mil visualizações.

O curta, que pode durar entre 5 e 40 minutos, foi criado originalmente para o formato DVD (onde a interatividade era feita por meio de menus que levavam de uma cena a outra), e agora, na plataforma de vídeos, traz mais de 40 opções de interatividade e 11 finais alternativos.

É possível também escolher assití-lo em diferentes perspectivas, de acordo com os personagens. Para jogar com o suspense, ao final de cada vídeo surgem ‘botões’ que permitem decidir as ações dos personagens. O site é então direcionado para outro vídeo e a trama continua.

Outra maneira de interagir com o filme é postar uma mensagem declarando sua opinião (positiva ou negativa) no link tinyurl.com/gruta-treiler, que mostra um trecho do vídeo, apenas como base para a publicação dos comentários.

A Gruta conta a história de casal que decide passar uns dias em uma fazenda, onde encontram um filhote de porco perdido em uma gruta. O suspense traz referências do clássico ‘O Massacre da Serra Elétrica’ de 1974, e foi inspirado no caso real que ocorreu em Brasília em 2004, quando um caseiro assassinou os patrões na cidade de Vargem Bonita (DF), alegando que eles, um casal de velhinhos, estava ‘possuído’.

Em entrevista para a Geek, Filipe Gontijo contou que a gruta do filme fez parte de sua infância em Brasília, e que sempre teve vontade de filmar projetos no local. A ideia para o curta teria surgido a partir de influências de jogos de RPG e das obras do escritor argentino Julio Cortázar (em especial do romance labiríntico ‘O jogo da Amarelinha’ onde os capítulos podem ser lidos na ordem em que o leitor desejar) associadas à produção de curtas de baixo orçamento e às dificuldades que enfrentou para criar seus projetos.

Durante o Festival de Cinema do Rio, Gontijo participou de uma mesa onde foi discutida a relação entre videogames e cinema, que contava com representantes das gigantes DreamWorks e Ubisoft. O blog do filme (blog.filme-jogo.com) conta que o encontro trouxe novas ideias para o roteiro do próximo filme-jogo, que será uma ‘versão brasileira’ do livro Dom Quixote, com maior duração e complexidade. O Quixote brazuca começará a ser produzido a partir de fevereiro com o apoio da Secretaria de Cultura do DF. O diretor diz ainda que há um projeto para que o filme se torne um aplicativo para o iPhone.

Mais informações sobre A Gruta podem ser encontradas no site oficial do filme, www.filmejogo.com.br e na conta da produção no Twitter, @filmeJogo. Para jogar, basta acessar o link da ‘fita de suspense’ no YouTube: www.youtube.com/filmejogo.

Deixe seu Comentário