Empresa brasileira lança notebook híbrido com bateria duradoura

A DATEN é uma fabricante baseada em Ilhéus que, até agora, se concentrou no mercado corporativo.

Mas isso não os impediu de cortejar um pouco o varejo com uma nova máquina híbrida, o ZIO 10twi.

Trata-se de um notebook com tela destacável na tradição do HP Envy X2, o que significa que o hardware pode oferecer a experiência de uso um tablet sem dispensar o Windows 8.1 completo.

Ao contrário do que ocorre com o Lenovo Helix, por exemplo, essa máquina prioriza a duração de bateria em troca de alguma perda de desempenho.

Não por acaso, a CPU que habita o ZIO é o Atom Z3770D, um chip quad core com 1,5 GHz de clock que é baseado na arquitetura Bay Trail, a atual contrapartida da Intel para os processadores ARM.

Quando testamos o Envy X2 (cujo processador era baseado no Clovertrail), a duração da bateria foi um dos pontos mais positivos do aparelho. A máquina da DATEN, contudo, usa uma arquitetura mais nova que reúno mais núcleos em um bloco de silício com um TDP similar ao do Envy, o que significa que ela pode ser ainda mais eficiente quando o assunto é conservação de energia. Naturalmente, tal vantagem tem um custo de performance. Este é um computador projetado para cumprir as funções mais básicas do Windows e pouco além disso.

Outro aspecto interessante do ZIO é o fato de que ele roda uma SKU do Windows 8.1 conhecida como “Small Screen Touch”. Basicamente, isso significa que ele já vem com o pacote Office Home & Student. Como era de se esperar, a versão da máquina para o mercado corporativo, por outro lado, vem com o Windows 8.1 Pro.

Ao contrário do que o nome da SKU pode sugerir, o ZIO não é especialmente pequeno. Sua tela de 10,1″ exibe uma resolução de 1280 x 800 pixels. A escolha de uma proporção de display 16:10 é comum para uma máquina que também é destinada ao mercado corporativo, mas ela não deixa de ter algumas pequenas vantagens para o consumidor comum. No mínimo, ela torna possível assistir a um filme em 720p com a barra inferior de linha do tempo exposta sem invadir a imagem. Como qualquer tablet que valha a pena atualmente, o ZIO também se beneficia com os amplos ângulos de visão proporcionados pelo IPS.

Ainda assim, vale notar que computadores como o ZIO não são exatamente generosos em termos de memória. A NAND interna da máquina soma apenas 32 GB, considerando o o espaço ocupado pelo Windows. Quanto à RAM, há apenas um módulo de 2 GB. Felizmente, existe a possibilidade de ampliar a memória interna com um slot de cartão microSD.

Empresa brasileira lança notebook híbrido com bateria duradoura
Estou curioso para saber como o Bay Trail se comporta em uma máquina como o ZIO, que possui uma bateria de lítio polímero com 8 000 mAh de capacidade. Qualquer que seja o resultado, esse computador não parece ser um mal negócio diante do preço sugerido de R$ 1.399.

Deixe seu Comentário