Diferenças entre Windows 32 e 64 bits – A Memória

Uma peculiaridade importante é a de que um Vista de 32 bits não reconhece mais do que cerca de 3 GB de RAM – mesmo se fisicamente houver mais memória instalada do que essa quantidade limite.

A Microsoft diz que essa diferença se deve à reserva de memória:

“A memória disponível para utilização pelo Windows Vista pode variar entre diferentes máquinas, uma vez que ela é diferente da memória total instalada.

Essa diferença representa a memória que está sendo utilizada ou está reservada para BIOs, por exemplo, sendo assim, fica indisponível para o Windows.”

Para mais informações visite a Microsoft.

Memória no Vista 32 e 64 bitsJá o mesmo sistema operacional em sua versão 64 bits vai além desses 3 GB, oferecendo maior capacidade de resposta para quem executa muitos aplicativos ao mesmo tempo e costuma alternar entre um e outro com freqüência. No entanto, os diversos sabores do Vista de 64 bits também impõem limites de reconhecimento de RAM, ainda que sejam mais altos. Na sua edição mais básica (Home Basic), o teto é de 8 GB. Confira:

Repare que a polêmica versão Starter Edition não está disponível em 64 bits, o que comprova o grau de limitação desta versão do sistema operacional, comumente encontrada em computadores de baixo custo.

3 Comments

  1. Luis Felippe 26 de julho de 2011
  2. zegalinha 9 de janeiro de 2010
  3. ronaldo 11 de julho de 2009
  4. Pingback: Você sabe a diferença entre Windows 32 e 64 bits? 30 de dezembro de 2008

Deixe seu Comentário