Dicas para diminuir o consumo de combustível

O gasto com combustível é sempre preocupante.

Mas existe uma série de medidas que pode diminuir o consumo e a poluição nas grandes cidades.

Do horário de abastecer até a maneira de dirigir, o motorista pode influenciar no consumo do veículo e, consequentemente, no seu bolso.

Com certo cuidados, é possível diminuir até 20% do consumo. Preparamos dicas para o proprietário abastecer e guiar de forma mais econômica.

Para colocar o combustível de maneira correta, a primeira dica é encher o tanque de manhã cedo. A temperatura ambiente e do solo é mais baixa e os postos de gasolina têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina é menor. O contrário se passa ao meio-dia ou à tarde, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a evaporar. Ainda para evitar a evaporação, encha o tanque antes que caia abaixo da metade. Quanto mais combustível no tanque, menos ar, o que dificulta a evaporação do combustível. Em dias de muito calor, estacione na sombra.

Outra dica é não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido. Se chegar ao local e tiver um caminhão tanque, evite. O novo combustível se mistura ao restante e aos sedimentos do fundo. Assim, você corre o risco de abastecer com combustível sujo.

Já na hora de dirigir, acelere de maneira constante e progressiva, pressionando o acelerador à medida que for necessário e não acelere entre as mudanças de marcha, com o pé na embreagem. Se o semáforo fechar ou o trânsito parar, por exemplo, diminua a velocidade gradualmente. Frear e acelerar bruscamente aumentam o consumo.

Motor em boas condições também evita desperdício. Portanto, verifique periodicamente o estado dos cabos, velas e bobina. Um bom funcionamento da ignição é fundamental para uma boa queima de combustível. Outro cuidado é com a embreagem. Quando está patinando, o essencial é acelerar mais para fazer o carro andar. A direção alinhada e os pneus calibrados também são fundamentais para baixar o consumo.

Outras dicas para economizar combustível

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Dicas para diminuir o consumo de combustível 10 de maio de 2010

Deixe seu Comentário