Dê uma câmera digital de presente de Natal. Veja os modelos

Da série “Sugestões de presente de Natal
Quem busca uma câmera que ofereça o máximo de qualidade deve pensar em uma digital reflex (SLR).

Se estiver preocupado com o peso do equipamento no dia-a-dia, escolha entre os modelos compactos.

Conheça alguns detalhes das câmeras digitais para dar o presente certo de Natal:

ResoluçãoO que você vai ouvir é que quanto mais megapixels, melhores as fotos – mas 5 megapixels é o suficiente para criar impressões nítidas em tamanho A4 com folga.

A menos que planeje imprimir pôsteres ou imagens ainda maiores, uma câmera de 14,5 MP é um grande exagero.

Zoom Ópttico
Esqueça informações sobre zoom digital e se concentre no zoom óptico. Ele utiliza as lentes para ampliar/aproximar o objeto, resultando em uma imagem bem nítida. Leve em conta que quanto maior for o zoom óptico, mais importante será a presença do estabilizador de imagem, para evitar fotos tremidas. Para a maior parte dos usuários, zoom óptico acima de 4X já exige uso de estabilizador.

Foco Manual
Câmeras de baixo custo costumam trazer apenas foco fixo, forçando você a escolher entre uma distância prévia ou modos de cenas preestabelecidos. E muitas digitais SLR vêm com características de câmeras compactas (autofoco e modos de cena) para atrair usuários comuns. Fotógrafos amadores procuram câmeras compactas mais flexíveis, e um equipamento mais sofisticado, com bom zoom óptico e opções de ajustes manuais saem mais em conta do que uma digital SLR.

Ajuste de Exposição
Muitas câmeras digitais oferecem diafragma e obturador com opção de ajuste da exposição da luz em certas situações. Procure por uma com alta velocidade no obturador se você planeja capturar ações em alta velocidade, como corridas de carro. Tente encontrar uma câmera com grande abertura do diafragma (ou seja, um número “f” baixo), algo como f2.8, se você quiser tirar fotos em ambientes pouco iluminados e sem flash.

Visor
Um display LCD grande e bonito é útil, mas também é um sugador de energia. Pergunte se você pode ajustar o brilho da tela e se é possível desligá-lo. Ter um visor óptico, além do LCD, pode ser uma tremenda vantagem para prolongar a vida útil da bateria. E há quem prefira clicar utilizando este visor.

Estabilizador Óptico de Imagem
Assim como o zoom óptico, o estabilizador óptico de imagem bate o digital de lavada. Por ele mudar fisicamente o sensor da imagem para cancelar o movimento, o estabilizador óptico de imagem faz um ótimo trabalho ao capturar fotos nítidas.

Cartão de Memória
Desista de encontrar uma câmera digital com muito espaço na memória interna. O melhor optar por um modelo que aceita cartões de memória, cujo preço está cada vez mais acessível. Fabricantes como a Sony, usam um padrão próprio (mais caros), enquanto a grande maioria das câmeras opta por cartões padrão de mercado, como os SD e MicroSD (muito mais acessíveis). Tenha sempre pelo menos um cartão adicional para não ter de se preocupar em baixar as fotos com freqüência, o que pode ser um transtorno durante uma viagem.

Deixe seu Comentário