Dê um celular ou smartphone de presente de Natal. Veja os recursos

Da série “Sugestões de presente de Natal
Entra ano, sai ano e celulares e smartphones continuam entre os eletrônicos preferidos das compras de Natal.

Mas escolher um modelo no meio de tanta oferta não é uma tarefa das mais simples.

Conheça alguns modelos de celulares e smartphones para dar o presente certo de Natal:

3G ou não 3G ?
Não se trata mais de se e sim quando você vai começar a navegar na web usando o celular.

Assim, escolher um modelo com tecnologia 3G vai garantir mais velocidade no tráfego de dados e tornar alguns serviços realmente funcionais, como assistir vídeos da web pelo aparelho. Mas fique atento ao seu plano de dados: dependendo do que você contratar, fazer downloads e streaming de vídeos podem fazer sua conta telefônica ficar muito cara. Se possível, opte por um plano ilimitado.

Câmera / Tela / Teclado
Se quiser abandonar de vez a câmera fotográfica, escolha um modelo com resolução de mais de 2MP. O tamanho da tela está diretamente relacionado ao uso que se fará dela. Quem quer ver vídeos, navegar na web ou mesmo ver fotos deve optar por um que tenha tela maior, de pelo menos 240 por 320 pixels.

Ainda caros, os modelos com tela sensível ao toque já podem ser encontrados com facilidade e facilitam a interface com o equipamento, mas não é prática para digitar textos longos. Textos mais curtos podem usar o teclado convencional que combina três ou quatro letras numa tecla também não ajuda, mas só um teclado QWERTY resolve todos os casos, mas torna o aparelho maior e mais pesado.

Bateria
Ao lado da tela e do teclado, este é outro componente fundamental. A duração da carga das baterias melhorou muito nos últimos anos, mas os celulares e smartphones também têm uma quantidade enorme de novas funções que são sugadoras de carga. Downloads freqüentes, reprodução de vídeos, acesso Wi-Fi, transferência de dados via Bluetooth e navegação web são grandes vilões. Procure conhecer antes se a bateria dá conta do recado, para não ficar na mão ou ter de levar um carregador pra todo lado.

Conectividade
Tenha em mente que tipo de uso da Internet você precisa fazer. Uma coisa é checar seu e-mail ou obter uma informação ligeira da internet. Completamente diferente é a necessidade de fazer downloads durante horas ou utilizar aplicativos baseados em web, por exemplo. Uma conexão Bluetooth da conta da transferência de arquivos entre aparelhos móveis, mas um acesso Wi-Fi pode economizar muito dinheiro e tornar o acesso mais rápido se a idéia é navegar na web.

Memória
Salvo modelos específicos que vêm com uma quantidade de memória interna razoável, é provável que para armazenar seus vídeos, fotos e músicas você deverá usar um cartão de memória flash. Os modelos com mídias do tipo Micro SD e Mini SD são padrão de mercado e por isso mais baratos, além de poderem ser usados em sua câmera digital

Aplicativos
Se você pretende trabalhar com documentos em seu telefone, informe-se sobre a disponibilidade de suítes de produtividade no aparelho que pretende adquirir. E fique de olho, pois alguns pacotes de aplicativos permitem apenas visualizar seus dados, mas não deixa que você os edite.

2 Comments

  1. lara 16 de agosto de 2011
  2. lara 16 de agosto de 2011

Deixe seu Comentário