Conheça o WinSCP Portable – Cliente/Servidor portátil de FTP

O WinSCP Portable é a versão portátil do programa de mesmo nome, tratando-se de um cliente SFTP e FTP, que permite acessar, transferir e manipular arquivos remotamente.

A ideia principal do programa é transferir arquivos do computador local para acesso remoto, e também é possível também fazer transferência de arquivos entre o computador e aparelhos como iPhone, PDAs e qualquer aparelho que tenha suporte à conexões FTP ou SFTP.

Ele também possui suporte a protocolos SCP.

Portabilidade e Segurança

Esta versão traz a vantagem adicional de você poder contar com as funções disponibilizadas pelo programa a partir de seu pendrive e de qualquer lugar. Para garantir a segurança na transferência dos arquivos, o WinSCP Portable utiliza o Secure Shell (SSH), que trata-se de um protocolo que utiliza criptografia de forma que nenhum arquivo enviado ou senha digitada sejam facilmente interceptados.

FTP? Servidor FTP? Como os dados são transferidos?

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e eficiente de transferência de arquivos. Um servidor FTP é um servidor que fornece, através de uma rede de computadores, um serviço de acesso de usuários a um disco rígido ou servidor através do protocolo de transferência de arquivos: File Transfer Protocol.

A transferência de arquivos via FTP ocorre entre um computador chamado “cliente”, o qual solicita a conexão para a transferência de dados, e um servidor, que recebe o pedido de transferência. Então, através de programas específicos, pode selecionar quais arquivos enviar ao servidor.

Para estabelecer conexão com o servidor, o usuário informa seu login e senha, e o nome do servidor ou seu endereço IP. Feito isto, cria-se a conexão por meio de um canal no qual é possível trocar dados conhecido como “Porta” que possibilita a transferência de dados.

Utilizando o programa

A utilização do programa não tem segredo, basta digitar na tela inicial o endereço do IP do computador que você deseja acessar. Em seguida, insira o nome de usuário e a senha cadastrados (caso estas informações sejam necessárias) para poder acessar os arquivos.

Após conectar com o computador remoto, duas colunas serão exibidas, cada um contendo uma lista de pastas e arquivos das respectivas máquinas. Para transferir arquivos de um computador para o outro, basta selecioná-lo e arrastar de um lado para o outro.

www | Download

Deixe seu Comentário