Conheça o Allo – Novo app de mensagens do Google

O Google anunciou hoje um novo app de mensagens, que promete ser melhor que o WhatsApp.

O app vai se chamar Allo, e tem como principal recurso um assistente nativo do Google.

O mensageiro será gratuito e deve chegar aos usuários ainda este ano, com versões para Android e iOS.

O Allo será lançado na versão móvel e, se você pensa que ele vem para substituir o Hangouts, você se engana redondamente. A intensão do Google ao lançar o Allo é recomeçar do zero, num projeto gerenciado pela divisão de comunicação da empresa.

Com uma interface simples e fácil de usar (bem Google…), e algumas boas inovações, o Allo promete incomodar a liderança de WhatsApp e Facebook Messenger.

Recursos do Allo

Como em outros apps, você se cadastra com seu número de telefone e pode conectar sua conta do Google. Também estão incluídas aquelas ferramentas comuns em programas de chat: indicadores de mensagem enviada e recebida, símbolos emoji e um bom kit de stickers personalizados.

A equipe de engenheiros do Google encomendou o design de stickers a vários artistas, com o objetivo de priorizar a diversidade cultural — com visual que funcione bem, tanto para usuários da Índia como do Brasil, etc.

Quando você envia uma foto ela é exibida inteira na tela, e você pode até desenhar nela, se quiser. Outro truque legal: antes de tocar em “Enviar” você pode arrastar o dedo para cima ou para baixo no botão, para aumentar ou diminuir o texto. O Google chama este recurso de “WhisperShout”.

Por que mudar de app?

Você deve estar se perguntando por que deveria deixar de usar um app como o WhatsApp e passar a usar o Allo; não parece muito lógico se o novo aplicativo não te oferecer algo realmente novo e diferente.

Mas o Google quer te dar uma excelente razão para você usar esse novo programa. A razão é o próprio Google; mais especificamente o assistente do Google, que você já conhece e utiliza no serviço de buscas.

O Google promete transportar o ambiente que todos já estão acostumados a utilizar para o Allo, e fazer os usuários sentir como se já fossem íntimos do app.

Clique para ampliar

Nova interface interativa

A nova “interface conversacional” poderá ser usada para obter informações do Google. Por exemplo, você poderá iniciar uma conversa com o @google e fazer uma gama enorme de perguntas ao sistema. Ele então vai te responder da mesma forma eficiente que já acontece nas buscas do Google — e até melhor, já que o resultado será entregue numa espécie de conversa interativa com você. Em seguida o sistema vai te sugerir ações mais elaboradas e úteis, possibilitando executar tarefas as quais o Google pode te auxiliar — como reservar um restaurante e comprar uma entrada para o cinema ou teatro.

E o “chatbot” do Google é ainda mais inteligente que os outros robôs por aí. Ele traz o poder do Google Knowledge Graph, a base de conhecimento do sistema de pesquisas que entende e decodifica milhares de termos e os relaciona a pessoas, lugares, imagens, e muito mais. Você poderá fazer perguntas complicadas ou até mesmo desafiar o @google com frases como “adivinha o filme que tem esse emoji”, etc.

Mas onde o @google fica mais interessante é dentro das conversas com seus amigos. Quando alguém te manda uma mensagem, o Allo sugere algumas respostas úteis, baseadas na sua utilização.

Vale a pena esperar pelo lançamento oficial do Allo. Veja o vídeo de lançamento:

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário