Comparativo funcional de um climatizador de ar e um aparelho de ar condicionado

Neste artigo faremos a comparação entre um climatizador de ar e um aparelho de ar condicionado (12.000 Btu/h) em relação ao funcionamento.

Acompanhe a tabela abaixo.

Os dados pode e devem ser usados como referência na hora da compra e da utilização dos aparelhos.

Foram utilizados dois aparelhos:

• Climatizador de Ar comum
• Condicionador de ar (12.000 Btu/h)

Climatizador de Ar Condicionador de ar
Renovação de ar 100% de renovação de ar eliminando poluentes, odores, fumaça, microorganismos, CO2 do ambiente. Deve ser mantida porta ou janela aberta. Pouca ou nenhuma renovação de ar. Ambiente deve ser fechado. Concentra poluentes, cheiros, fumaça de cigarro e CO2.
Umidade do ar (UR)
Aumenta a UR do ar para a faixa 65 a 75%. Quando a umidade externa é alta, não aumenta a UR e apenas ventila o ambiente. Reduz a UR do ar, causando problemas dermatológicos, de garganta e nariz nos meses mais secos.
Temperatura A redução de temperatura depende da UR e temperatura do ar externo. O processo é auto- regulado. Não é indicado para climas muito úmidos. Regulagem por termostato. É comum a queixa de frio excessivo ou de choque térmico ao entrar e sair do ambiente. Pode ser usado em qualquer clima.
Conclusões Para a maior parte do Brasil o resultado é um “ar condicionado” mais agradável e mais saudável. Funciona em qualquer clima porém há muitas queixas quanto à qualidade do ar.

Deixe seu Comentário