Como unificar seus contatos de várias agendas

Já reparou que seus contatos sempre ficam espalhados por várias contas de email e redes sociais?

Por exemplo, talvez você tenha mudado para o Gmail mas alguns de seus contatos ainda ficaram guardados na agenda antiga do Hotmail ou do Yahoo!.

E ainda há outros locais, como o Facebook e o LinkedIn, que armazenam dados pessoais e profissionais de seus contatos (inclusive imagens de perfil); mas reunir estas informações em sua agenda principal é bem complicado.

Um só local para todos os seus contatos

Se você acha difícil organizar várias agendas de contatos, uma solução possível é reunir todas em um único serviço online (baseado na nuvem) como o Contatos do Google.

Aqui estão algumas ideias sobre como você pode fazer isto:

Passo 1: reunir todos os contatos das agendas no Contatos do Google

Importar contatos do Gmail

Vá até as Configurações do Gmail e clique em “Importar mensagens e contatos”, para trazer todos os contatos do Hotmail, Yahoo! Mail, Gmail, Google Apps, e outras contas de email para o Contatos do Google.

Depois faça download de suas agendas de contato do LinkedIn, Facebook, OutlookOrkut, e outras contas,no formato CSV e importe tudo para a plataforma Contatos do Google (uma por uma).

Passo 2: Limpar os duplicados

Quando você importa contatos de vários lugares, é óbvio que alguns ficarão repetidos. No Contatos do Google é fácil.

Clique em “Localizar Duplicatas” em “Meus Contatos” e a ferramenta agrupa todos os contatos com o mesmo nome. Lembre-se de revisar todas as sugestões padrão uma por uma, já que algumas pessoas em sua lista de contatos podem ter nomes similares e você pode não querer combiná-los.

Quando estiver pronto, clique no botão Mesclar.

O Gerenciador do Contatos do Google busca sempre pelo nome da pessoa para detectar entradas duplicadas. Se ele não conseguir reconhecer todos os contatos duplicados, você pode mesclá-los manualmente.

Passo 3: melhore os dados dos contatos

O Contatos do Google agora tem dados básicos de todos os seus contatos, incluindo seus nomes, endereço de email e, em alguns casos, números de telefone e aniversários.

Existe ainda um serviço online chamado Gist que pode te ajudar a reunir outros detalhes sociais de seus contatos no Contatos do Google.

Veja como:

3a. Entre em gist.com e abra uma conta gratuita.

3b. Quando sua conta estiver ativada, vá até a seção “Other Contacts” e conecte o Contatos do Google com o Gist. Digite seu usuário no Gmail e clique “Authorize and Upload” (esta ferramenta utiliza o recurso de OAuth, e você pode fazer upload de sua agenda inteira de contatos para o Gist, sem revelar suas credenciais).

upload contatos para o gist

O processo de importar os contatos do Google para o Gist pode levar um bom tempo, dependendo do tamanho de sua agenda de contatos. Pode ir tomar um café!

3c. Agora que todos os seus contatos foram importados (veja a barra de progresso no topo),  vá até gist.com/people e você vai ver que o Gist descobriu inúmeros informações extras sobre seus contatos que não estavam em sua agendade contatos original, inclusive endereços de blog, redes sociais e muito mais.

Agora basta levar estas informações de volta ao Contatos do Google. Selecione todos os contatos, clique em Export e o Gist enviará a você um arquivo.

Faça download deste v-Card e importe no Contatos do Google. Não se preocupe, ele vai mesclar apenas os detalhes novos e não vai criar contatos duplicados.

Outra coisa que falta no Contatos do Google são as imagens de perfil. Existe um utilitário chamado Google Contacts Sync que pega suas credenciais do Gmail (ou Google Apps), encontra as entradas que combinam em sua rede do Facebook e atualiza as imagens de perfil e aniversários no Contatos do Google.

Se você não estiver conectado a todos os seus contatos do Google no Facebook, você ainda pode captar os imagens deles pelo RainMaker. Este é um serviço excelente que consegue preencher os dados de seu Contatos do Google com fotos e detalhes de redes sociais como o Facebook, Twitter e o LinkedIn. A conta gratuita tem um limite de 25 contatos.

Resumindo: primeiro você importa todas as suas agendas para o Contatos do Google, mescla os duplicados e depois adiciona imagens de perfil e redes sociais details of our contacts.

E depois? Se você tiver um smartphone como o iPhone, Nokia (Symbian), BlackBerry ou Windows Mobile, pode usar o Google Mobile Sync para manter seus Contatos do Google sincronizados com o aplicativo. Celulares e tablets com Android já vem com a ferramenta instalada, assim seus contatos ficam sempre sincronizados.

Usuários do Microsoft Office podem experimentar o GContactSync para manter a agenda do Outlook sincronizada com os Contatos do Google (funciona ao contrário também). Uma segunda alternativa é o Cyncz – que puxa todos os seus Contatos do Google e sobe para a nuvem, sincronizando a seguir com o Outlook no desktop através de um plug-in.

Uma Resposta

  1. rodrigo 26 de fevereiro de 2012

Deixe seu Comentário