Como ter um bom funcionamento de sistemas de resfriamento evaporativo

São basicamente dois os requisitos para o bom desempenho dos resfriadores evaporativos:

1. Troca de ar
2. Circulação

Troca de Ar

A não ser que se deseje apenas elevar a umidade do ambiente, o ar que sai do resfriador evaporativo não deve recircular pelo equipamento.

Na configuração ideal, ele é embutido em uma parede.

Assim, o equipamento aspira sempre ar externo e gera uma pressão positiva dentro do ambiente o que também facilita a renovação de todo o ar interno.

Quando é necessário instalar o equipamento dentro do ambiente, ele deve ser posicionado em frente a uma janela, porta ou outra abertura para o exterior.

O equipamento também pode ser utilizado para produzir uma região de conforto térmico pontual ao ar livre ou dentro de grandes ambientes.

Circulação

A troca contínua do ar ambiente por ar resfriado é fundamental para manter as condições de conforto térmico no ambiente. Assim, o ar produzido pelo resfriador evaporativo deve ter saída adequada do ambiente.

O ar deve percorrer toda a região a ser climatizada e encontrar saídas naturais (portas, janelas ou outras aberturas com área compatível com a vazão de ar produzida), situadas em locais apropriados.

Quando as saídas naturais forem insuficientes ou inexistentes, devem ser instalados exaustores.

A localização correta das aberturas naturais ou dos exaustores é fundamental para se criar o padrão de circulação de ar desejado no ambiente.

« Reduzindo a temperatura do ar com o resfriador de ar evaporativo

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: O que é resfriamento evaporativo ? 11 de janeiro de 2010

Deixe seu Comentário