Como se preparar para a Busca Social do Facebook

Reveja suas configurações de privacidade.

Cuidado com posts de familiares e amigos que contenham informações sobre você.

O Facebook tem uma nova ferramenta que permite procurar pessoas com base em suas atividades na rede social.

É a chamada Busca Social (Social Graph), que está gradualmente se tornando disponível para os usuários do FB no mundo.

Depois de ter acesso a novidade – há uma lista de espera para isso – você será capaz de usá-la para encontrar informações como restaurantes que seus amigos curtiram, fotos antigas contendo membros específicos da família e ex-alunos da sua universidade que vivem perto do local de suas próximas férias.

Promete ser uma ferramenta poderosa para analisar os dados pessoais que muitas pessoas publicam no Facebook – e isso significa que você precisa saber como ela funciona e como impedi-la de acessar dados que você prefere manter privados.

Reveja suas configurações de privacidade do Facebook

A ferramenta de Busca Social é um trabalho em progresso e o serviço não está disponível para todos os usuários ainda, mas representa uma boa oportunidade para rever suas configurações de privacidade do FB.

Para chegar lá, faça login no Facebook, clique no ícone de engrenagem azul no canto superior direito e selecione “Configurações de Privacidade”.

A partir daqui, você pode monitorar quem pode ver suas atualizações e, retroativamente, limitar seus posts passados – um truque útil para bloquear rapidamente sua página na rede social.

Você também deve navegar através de seu registro de atividades para ter uma ideia de quantos registros possui no site (dica: praticamente tudo o que faz) e quem tem acesso a esses dados.

Embora a seção “Quem pode me procurar?” do menu de Configurações de Privacidade permita ocultar sua página de perfil do Facebook de ferramentas de busca, isso não irá manter seu perfil privado da Busca Social.

Para isso, você precisa ir em seu perfil no site e selecionar manualmente as áreas que você quer que sejam inacessíveis ao novo recurso.

Para fazer isso, navegue primeiro pela sua Linha do Tempo clicando em seu nome e, em seguida, clicando na seção “Sobre” no canto superior esquerdo dela para ver seu perfil.

Esta página permite que você compartilhe informações opcionais, tais como onde você trabalha, em que escola estudou e os filmes que você gosta.

O Facebook compartilha todas estas informações com a Busca Social por padrão, permitindo que outros usuários o encontrem com consultas por sua língua mãe.

Você pode controlar como a rede social compartilha esta informação abrindo o menu “Editar”, no canto superior direito de qualquer seção de seu perfil, e mudando a configuração padrão de privacidade de “Público” (indicado por um ícone de globo) para “Amigos”, “Somente eu” ou “Personalizado”.

É claro que se suas configurações de privacidade do Facebook já estão bem trancadas, você não deve ter muito com o que se preocupar.

No entanto, como a nova ferramenta de busca vasculha todos do FB, ainda é preciso estar ciente de postagens de familiares, amigos e colegas de trabalho que contenham informações sobre você que deveriam ser privadas, especialmente fotografias e vídeos.

Abra o registro de atividades acima mencionado e selecione os posts em que você foi marcado no menu à esquerda.

Esta página irá revelar quantas vezes você aparece em posts de outras pessoas, o que lhe permite se desmarcar de fotografias embaraçosas e qualquer outra atividade no Facebook que você prefira manter privada.

Add Comment