Salve anexos do Gmail no Google Drive

Imagine que você está lendo uma mensagem do Gmail no PC ou em seu celular; a mensagem contém um ou mais arquivos anexos e você aplica um rótulo (como “GoogleDrive”, por exemplo), de modo que a mensagem e automaticamente todos os anexos são salvos em uma das pastas de seu Google Drive.

E como o Google Drive é sincronizado automaticamente com suas pastas locais do computador, os anexos de e-mail são salvos instantaneamente e tornam-se disponíveis em seu disco local, prontos para visualização offline.

Perfeito, não?!

Salvando anexos do Gmail no Google Drive

Você não precisa instalar nenhuma extensão complicada, e técnica vai funcionar muito bem tanto na web quanto versão móvel do Gmail (incluindo todos os seus Apps do Gmail que suportem rótulos/labels/etiquetas).

Você faz esta configuração entre seu Gmail e o Google Drive em 1 minuto. Basta seguir estes passos:

  1. Conecte-se a sua conta do Google, e crie uma cópia desta planilha no Google Docs (agora Google Drive).
  2. Abra a planilha e você verá um novo menu chamado ‘Gmail’ – clique em ‘Inicializar’ e conceda as permissões necessárias. Esta planilha é sua e você não estará compartilhando suas credenciais do Google ou seus dados com mais ninguém.
  3. Em seguida vá ao menu Gmail novamente e selecione Executar. Feche a planilha de Google e está pronto.

Como funciona

A planilha do Google vai monitorar seu Gmail silenciosamente (a cada dois minutos) e toda vez que ela encontrar alguma mensagem com a etiqueta GoogleDrive, ela vai mandar automaticamente todos os anexos na mensagem para a pasta Gmail em seu Google Drive.

Assim que a configuração básica estiver completa, aplique a etiqueta GoogleDrive às mensagens que você desejar, em seu Gmail, e os anexos estarão disponíveis em seu Drive (tanto online quanto offline, na máquina) em poucos minutos.

Dicas para resolver erros

Se você estiver recebendo erros como “Serviço solicitado muitas vezes,” você pode aumentar a duração do acionador do script. Abra a mesma planilha no Google Docs, vá até Ferramentas –> Editor de Scripts e escolha Recursos –> Acionadores do Script Atual. Altere o valor do tempo de “A cada 5 minutos” para talvez “A cada 15 minutos”.

Se você quiser parar o script, vá na mesma tela de scripts e simplesmente delete o acionador “SendToGoogleDrive”.

Add Comment