Como renomear arquivos, tags e atributos em lote

Usuários de câmeras digitais já devem estar acostumados com aqueles nomes medonhos dados às fotos por ela.

Geralmente, eles são formados por uma sigla que identifica o modelo da câmera precedido do número da foto, gerado de forma ordenada.

Mas não seria melhor se as fotos tivessem prefixos definidos por você, relacionados à ocasião em que foram tiradas?

A idéia é boa, mas o trabalho de renomear uma a uma poderia ser exaustivo, dependendo da quantidade de fotos em questão. E se um programa pudesse renomeá-las de uma só vez, instantaneamente? E pode! É exatamente a função do Flexible Renamer.

Este utilitário prático foi desenvolvido para facilitar a vida de quem precisa renomear não só fotos, mas qualquer tipo de arquivo em lote. Ele oferece dezenas de funções para alterar o nome de um grupo de arquivos de modo inteligente, gerando o resultado esperado com muito menos esforço que você possa imaginar.

Recursos

Você tem duas maneiras de selecionar os arquivos a serem renomeados:

  1. arrastando-os manualmente para a janela do programa (recurso drag n drop)
  2. abrindo-os através de uma pasta.

Ambas as opções são acessíveis através de duas abas no topo da tela: Specify File e Specify Folder, respectivamente. Dentro delas pode-se alterar, além do nome dos arquivos, tags (etiquetas) de imagens, músicas, documentos etc; atributos e até mesmo criar pastas em lote.
Renomeando os arquivos

A função principal do programa vem recheada de funções para se adaptar perfeitamente à sua necessidade. Antes de definir um padrão para os novos nomes, você poderá visualizá-los na janela principal do programa em uma espécie de “antes e depois”. Entre as dezenas de opções, você poderá:

Renomeando os arquivos

A função principal do programa vem recheada de funções para se adaptar perfeitamente à sua necessidade. Antes de definir um padrão para os novos nomes, você poderá visualizá-los na janela principal do programa em uma espécie de “antes e depois”. Entre as dezenas de opções, você poderá:

  • Substituir trechos do nome por outro valor qualquer.
  • Remover trechos do nome.
  • Inserir prefixos.
  • Inserir data e hora.
  • Deixar todas as letras maiúsculas ou minúsculas.
  • Aplicar o nome da pasta onde se encontram, precedido de um número.

Para cada função, você pode definir parâmetros, como parte do nome que será alterada, tipos de arquivos a serem modificados, incluir/excluir pastas etc.

Utilizando as etiquetas

Os nomes das suas músicas estão completamente fora de contexto? Com o Flexible Renamer é possível utilizar os valores das etiquetas de músicas, fotos, arquivos html etc, para renomear os arquivos. Muito útil para se padronizar músicas de uma só banda, por exemplo.

Alterando atributos

Na aba Attribute, você altera as propriedades dos arquivos tão rapidamente quanto os renomeia. Entre as opções, estão as de alterar as datas de criação, modificação e acesso do arquivo e os atributos propriamente ditos.

Criando arquivos em lotes

Para ampliar ainda mais a funcionalidade do utilitário, há uma ferramenta para a criação de arquivos em lote. São quatro opções: arquivos vazios, cópias de um arquivo, pastas vazias e cópias de uma pasta. Todos eles possuirão um nome em comum, definido por você, e um prefixo numérico de intervalo predefinido.

Pequeno e muito útil

Todas essas funções e muitas outras estão disponíveis em menos de 1MB! O Flexible Renamer, com certeza, é uma das melhores opções para quem deseja renomear arquivos em lote com facilidade e rapidez. Confira!

www / Download

Nenhuma Resposta

Deixe seu Comentário