Como remover pendrives e dispositivos USB com segurança?

Desconectei um drive externo USB, mas ele ainda aparece no Windows Explorer.
Às vezes abre a mensagem de erro ‘Delayed write failed’. Como resolvo isto?
William Porto, por email

William, é sempre bom alertar:
Desconectar os periféricos repentinamente – como memórias flash e pendrives – plugados na entrada USB pode causar a perda de dados e danificar sua máquina.

Acontece que o corre-corre em que vivemos nos leva a cometer esse tipo de erros. Simplesmente vamos lá e retiramos o pendrive que estava espetado no PC, assim, sem mais nem menos.

Mas a Microsoft criou a ferramenta de remover hardware com segurança (a flechinha verde que surge na bandeja do sitema quando há um dispositivo USB conectado no PC) por uma razão importante.

Ela serve para que todo o processo de leitura e gravação de informações seja completado antes de que se possa desconectá-lo do PC, e isso inclui o fechamento de qualquer arquivo que esteja aberto no dispositivo.

Não usá-lo e simplesmente desconectar o drive é como um jogo de roleta russa. Algumas vezes há uma bala na agulha e o resultado é a perda de dados ou algum arquivo que resulta corrompido.

Por isso, não marque bobeira: da próxima vez que for desconectar esse tipo de hardware do seu computador, clique no ícone com a setinha verde, selecione o dispositivo e clique em Parar.

Otimizar para Remoção Rápida
Se você constantemente conecta e troca flash drives e outros periféricos USB, talvez queira alguma ajuda extra.

O próprio Windows tem como padrão a opção de otimizar o dispositivo para remoção rápida, que está relacionada a retirada do dispositivo.

Deixe seu Comentário