Como personalizar o Excel

Personalize o Excel para que ele trabalhe mais afinado com seu gosto

Um usuário nunca é igual a outro. Enquanto um gosta de explorar atalhos do teclado, outro prefere percorrer menus para executar a mesma tarefa.

Há pessoas que tiram o máximo proveito de um recurso, enquanto outras são capazes de desprezar o mesmo comando por não ver nele grande utilidade.

Por mais que os fabricantes se esforcem para descobrir como as pessoas trabalham, sempre deixam espaço para a personalização.

Boa parte das configurações do Excel 2007 concentra-se num único lugar, a caixa de diálogo Opções do Excel, que pode ser acessada por meio do botão Office. Confira, a seguir, como customizar o aplicativo.

Mais populares
Não é permitido incluir ou excluir botões na Faixa de Opções, mas você pode incluir a guia Desenvolvedor e a faixa correspondente, se desejar. Clique no botão Office e pressione Opções do Excel, na parte inferior do menu. Na categoria Mais Usados, bloco Opções Principais Para o Trabalho Com o Excel, marque o item Mostrar Guia Desenvolvedor na Faixa de Opções. Nessa mesma tela você pode configurar várias outras opções que estão entre as mais populares do Excel.

Minibarra
Outro ajuste, na mesma tela. Você fica incomodado com o surgimento da Minibarra de Ferramentas toda vez que seleciona o conteúdo de uma célula? Desative-a, desmarcando a opção Mostrar Minibarra de Ferramentas Após Seleção. Mais abaixo, aproveite para mudar o esquema de cores, se for do seu gosto — há as opções Azul (padrão), Prateado e Preto — e definir se quer a exibição da descrição dos recursos em dicas de tela ou se prefere não exibi-las.

Número de planilhas
Cada novo arquivo do Excel inclui três planilhas e permite a inserção de novas ou a remoção das existentes de acordo com suas necessidades. Mas, e se você quiser que cada nova pasta de trabalho tenha quatro ou cinco planilhas como padrão? Na área Ao Criar Novas Pastas de Trabalho, digite o número desejado no campo Incluir Este Número de Planilhas. É possível ainda mudar a fonte de textos, o tamanho da fonte e o modo de exibição-padrão de todas as planilhas do Excel.

Fórmulas em cima
Por padrão, o Excel recalcula a pasta de trabalho sempre que um valor de uma fórmula é modificado. Na maioria das situações, esse comportamento é o mais indicado mesmo. Mas imagine uma pessoa que tenha uma pasta de trabalho altamente intrincada, na qual cada alteração envolva cálculos complexos. A cada pequena mudança, o computador vai fazer uma pausa para executar a operação. Nesse caso, é melhor abrir a categoria Fórmulas da caixa de diálogo Opções do Excel para alterar esse e outros parâmetros.

Cálculo manual
Na área Opções de Cálculo, marque o item Manual se preferir atualizar todos os valores e, somente depois, solicitar o cálculo. Na segunda opção (Automático, Exceto Para Tabelas de Dados), o programa calcula todas as fórmulas menos as que estão em tabelas de dados. Tanto na opção manual como na automática com restrições é possível forçar o Excel a executar o cálculo pressionando Ctrl+F9. A opção Habilitar Cálculo Iterativo deve ser marcada somente quando é necessário o cálculo de referências circulares, ou seja, um cálculo que se refere a seu próprio valor.

Textos perfeitos
Você costuma digitar duas iniciais maiúsculas e quer que o programa as corrija automaticamente? Abra a categoria Revisão de Texto e marque as opções correspondentes. Para definir autocorreção ao digitar, clique no botão Opções de AutoCorreção e selecione os itens de seu interesse, estabeleça exceções e crie suas regras. Aproveite e abra as guias AutoFormatação ao Digitar e Marcas Inteligentes para definir outros comportamentos do programa.

Tudo salvo
O Excel 2007 salva arquivos no novo formato XLSX por padrão. Se as planilhas que você cria são abertas em versões anteriores do programa, convém alterar o formato habitual para o XLS, que mantém compatibilidade com versões de 97 a 2003. Para fazer essa mudança, abra a categoria Salvar da caixa de diálogo Opções do Excel e escolha esse ou outro formato na lista Salvar Arquivos Neste Formato.

Crie suas listas
Há várias versões, o Excel tem um recurso de preenchimento automático de listas. Se você usa uma lista com freqüência — as regiões do país ou a relação de filiais da sua empresa, por exemplo —, pode lançar mão desse recurso para ganhar tempo durante a execução do trabalho.
Clique no botão Editar Listas Personalizadas na categoria Mais Usados da caixa de diálogo Opções do Excel. Em seguida, posicione o cursor sobre Nova Lista no quadro à esquerda. No quadro à direita, digite os itens da nova lista. Quando concluir, clique em Adicionar e em OK.
Para usar a lista personalizada, digite um dos itens da seqüência, posicione o mouse no canto inferior direito da célula e, com o botão do mouse pressionado, arraste-o pelo número de células suficiente para completar a série.

via Maria Isabel Moreira

Deixe seu Comentário