Como lançar sua rádio pela Internet

Já pensou em ter sua própria rádio na internet?

Gostaria de compartilhar suas músicas favoritas, e ainda poder emitir intervalos comerciais e faturar uma grana?

Hoje em dia já é bastante comum iniciar um canal de TV no YouTube, ou ainda lançar um podcast, mas manter uma estação de rádio web é um pouco diferente.

Serviços e equipamentos necessários

Vamos dar uma olhada nos equipamentos necessários para começar sua rádio online, além dos serviços que você deve utilizar, para tocar música de forma legal e atrair ouvintes.

Sua estação de rádio via Internet pode rodar com um mínimo de intervenções, deixando a programação mais suave, com alguns intervalos que podem conter anúncios comerciais ou chamadas para a programação.

Instrumentos

Para montar sua rádio online você vai precisar investir em hardware. Um PC comum ou um laptop já servem para começar, mas tablets e smartphones não servem para a emissão, podendo ser ajuda em outras tarefas. O indicado é ter um computador dedicado para sua rádio online, e evitar que outras tarefas prejudiquem a emissão ou mesmo causem travamentos no equipamento.

Um iMac ou um MacBook são opções bem potentes, ainda que não sejam as mais baratas.

Também é fundamental ter um bom microfone. Se o seu orçamento é apertado, existem microfones mais baratos no mercado, com boa qualidade, como o Blue Snowball Ice e outros. Se puder investir em maior qualidade, o HEiL Sound PR40 é uma boa – ainda que bem mais caro.

Uma mesa de mixagem virtual (como a VoiceMeeter) já é uma grande ajuda, e têm sido bastante utilizadas hoje em dia, mas um equipamento dedicado vai reduzir a sobrecarga no PC. Se você estiver pretendendo produzir programas online com pouca ou nenhuma fala, então não vai precisar de equipamento de mixagem, e as transições entre as faixas podem ser feitas com ajuda de software.

Microfone HEiL Sound PR40 + MacBook para sua rádio online

Um bom headphone também será necessário, e é ele que te ajuda a não ter distrações com o ambiente ao redor, focando na produção do programa da rádio.

Outras coisas que você vai precisar:

  • Um nome para sua rádio
  • Uma playlist (ou várias)
  • Tópicos para conversas (se for o caso)
  • Alguém para ser entrevistado

Se você pretende emitir programas frequentes, com assuntos novos, então tenha fontes seguras de notícias. Para programas “locais” conte com pessoas por perto da cidade/bairro, que podem adicionar entradas com assuntos da comunidade.

Servidor Local ou Remoto?

Há uns 5 anos, muita gente fazia emissões de rádio usando um player como o Winamp, ou o VLC, ou ainda através de um servidor de streaming online, como o FreeStreamHosting.

Usar um player junto com um plugin como o Edcast, para converter a música em stream, e o IceCast2 para servir o fluxo, fazia com que a rádio tivesse um ambiente interessante mas fosse ouvida por menos pessoas, devido aos limites de banda impostos pelos servidores de Internet (as empresas de Internet geralmente provém bons limites de download, mas bem baixos limites de upload para usuários domésticos).

O ShoutCAST continua sendo uma boa opção, mas a configuração é meio chatinha, já que requer um IP fixo e não oferece funções pré-configuradas – se você já tiver experiência em configurar estações online e já souber lidar com IPs e servidores, o ShoutCAST é pra você.

Uma alternativa seria apostar em um servidor de hospedagem dedicado a streams de rádio; neste caso basta fazer upload dos programas ou enviar o stream para o servidor, e seus ouvintes vão sintonizar sem problemas. Mas aumenta o custo.

Em resumo: Não há razão para hospedar sua rádio em seu próprio computador.

Evite processos judiciais

Tudo que você não quer em sua rádio é pagar multas pesadas nem ter que responder a processos, que podem te custar indenizações, manchar a reputação da rádio, ou mesmo tirar a estação do ar. Por isso, evite citar pessoas no ar sem sua autorização. Isto é mais difícil se sua rádio tiver programas de bate papo.

Outros pontos importantes:

  • Gaste tempo em planejamento
  • Pense em sua programação antes mesmo de ir ao ar
  • Confira os direito de emissão de áudios e vídeos da web
  • Certifique-se de que seus convidados não sejam contratados de outras emissoras, (se forem, peça autorização)

Seguir estes passos simples antes de ir ao ar, pode evitar sérios problemas.

Muito difícil? Tente o modo fácil

Se até aqui pareceu meio complicado montar sua rádio online, ou você não tem dinheiro suficiente para adquirir os equipamentos necessários, calma: existe uma forma bem mais simples de manter sua rádio pela Internet.

Pegue aí seu microfone e seus fones de ouvido (um headset resolve), pluga no PC, e inicia sua transmissão via Skype, Google Hangouts, uStream.tv ou mesmo o YouTube.
O Google Hangouts talvez seja a melhor opção, mesmo que pareça mais TV que rádio (você pode desligar sua webcam).

Lembre-se que sua rádio pode ter imagens, como já fazem canais consagrados como a Rádio Jovem Pan, Globo e Tupi, entre muitas outras.

Enquanto seus amigos ouvem as músicas e entrevistas, podem acompanhar tudo que acontece em seu “estúdio”.

Divulgando sua rádio online

Promover uma rádio online é como divulgar um website.

  • Tenha um website ou blog antes de lançar a rádio
  • Inclua o feed da rádio no site
  • Coloque um player da rádio em destaque nas páginas (no alto ou na barra lateral).

Considere usar um serviço profissional de website, como o WordPress, que te dá controle sobre tudo que é feito no website.

Após configurar o website da rádio, é hora de configurar as redes sociais, com uma fanpage no Facebook e uma conta no Twitter. Plugins de publicação automática ajudam a economizar tempo e dinheiro, ao publicar em ambos os serviços simultaneamente.

Para captar audiência no mundo offline, distribua camisetas e folhetos, além de enviar apresentações para os jornais locais e nacionais, além de fazer contato com editores de revistas do gênero.
E aí vai uma dica atual e bem importante:

Quando sua rádio já estiver funcionando, adicione ao diretório do TuneIn.

Estas últimas opções vão te permitir lançar uma rádio gastando pouco, usando serviços já consagrados.

E você, já montou sua rádio online? Que ferramentas você usou? Está planejando lançar sua rádio? Deixe seus comentários e nos conte um pouco de sua experiência.

Deixe seu Comentário