Como imprimir fotos digitais

Você tirou suas fotos e agora quer dar uma cópia aos amigos.

Que papel usar?

Como obter a melhor impressão possível?

Em tempos de fotografia digital estão são questões bastante frequentes.

Laboratórios Digitais

Há, nas principais cidades do Brasil, laboratórios digitais onde é possível imprimir suas fotos em papel fotográfico. Você pode enviar o arquivo via e-mail, levar um CD ou o próprio cartão de memória. A qualidade é excelente. O tamanho máximo de impressão -sem perder nitidez- dependerá da resolução da foto. É nesse momento que os megapixels começam a fazer diferença.

Esse laboratórios oferecem, além da impressão das fotos, vários serviços: confecção de calendários, estamparia em camisetas, xícaras e outros utensílios, cartões de visita, etc.

Imprimindo em casa

A impressão de fotos em papel convencional é desaconselhável. O alto grau de granulação do papel faz com que a qualidade das fotos impressas nesse meio seja ruim. Dá para ver, mas a nitidez deixa a desejar.

Para começar a ter resultados decentes você tem de usar papel especial, e configurar adequadamente sua impressora.

Papel – Já há no mercado oferta suficiente e variada de papéis para diversas situações domésticas.

Configurando a impressora – Para conseguir uma boa impressão, além de utilizar o papel apropriado você deve ajustar as opções de sua impressora adequadamente. A figura a seguir mostra -só como exemplo- as opções de papel no painel de controle da Canon BJC-4300. Você pode ver que há diversas opções de mídia. As opções “Glossy Paper”, “High Gloss Film” e “High Resolution Paper” são as usadas para impressões em alta resolução. Na caixa do papel você vai encontrar qual a opção mais adequada para o papel que esteja usando.

Como imprimir fotos digitais

Além de selecionar o tipo correto de papel, você vai ter de ajustar as opções gráficas da impressora. No painel gráfico da BJC-4300 há várias opções: a qualidade de impressão (Draft é para provas, Standard é para impressões em modo normal e High é para impressões em Alta Resolução), a opção Color Model define o tipo de cartucho, e as outras opções dizem quanto à qualidade de impressão.

Sua impressora deve ter parâmetros similares; é essencial que você conheça o funcionamento e opções da mesma para obter a melhor qualidade de impressão.

Deixe seu Comentário