Como gerenciar senhas

Da série ‘Como criar senhas seguras

Se por questões de segurança optar por uma senha realmente diferente para todos os serviços que tiver acesso, é provável que você precisa de uma forma segura para administrar todas elas.

Por preguiça e praticidade, tentemos a responder sim quando o browser pergunta se queremos que ele salve o nome de usuário e senha nos formulários que se preenche na web.

Tal funcionalidade de fato torna a vida do internauta mais simples.

No entanto, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu PC e que utilize o mesmo site que você irá poder acessar os serviços que estão lá – o navegador irá preencher as informações automaticamente quando a página é aberta. Por isso, a recomendação é de não permitir que o browser guarde tais informações, PRINCIPALMENTE se estiver usando um PC que não é seu.

Uma forma de contornar essa situação é utilizar programas gerenciadores de senhas. Eles são úteis para quem, de fato, tem um grande volume de senhas e precisa usá-las com frequência. Uma dos melhores é oRoboform . Gratuito para uso doméstico, ele exige a criação de uma senha mestre para ser usado. Após o cadastro dos serviços acessados com respectivos nomes de usuário e senha – informações que são guardadas criptografadas, quando o usuário tiver de usar tais serviços, terá de fornecer apenas a senha mestra.

Para quem usa o navegador Firefox, um plug-in muito útil é o Secure Login. Ele também armazena os dados de acesso a serviços web de forma segura; quando necessário, o usuário precisa apenas clicar num botão e fornecer a senha do serviço para que o acesso seja liberado.

Tais procedimentos são trabalhosos e muitas vezes chatos. Mas eles podem evitar uma série de dores de cabeça no futuro.

Deixe seu Comentário