Como funcionam os robôs

Princípios básicos dos robôs

A grande maioria dos robôs têm muitos pontos em comum. Primeiramente, quase todos os robôs tem um corpo móvel.

Alguns só têm rodas motorizadas, outros têm dezenas de partes móveis, geralmente feitas de metal ou plástico.

Da mesma forma como os ossos do seu corpo, os segmentos individuais são conectados por encaixes.

Os robôs giram as rodas e os segmentos unidos por pivôs através de algum tipo deacionador. Alguns robôs utilizam motores elétricos e solenóides como acionadores, outros usam um sistema hidráulico e alguns usam um sistema pneumático (acionado por gás comprimido). Geralmente os robôs utilizam todos estes tipos de acionadores ao mesmo tempo.

Uma fonte de energia é necessária para ativar esses acionadores. Esta fonte pode ser uma bateria ou uma tomada. Os robôs hidráulicos também precisam de uma bomba para pressurizar o fluido hidráulico e os robôs pneumáticos precisam de ar comprimido ou de tanques de ar comprimido.

Todos os acionadores são ligados em um circuito elétrico. Os circuitos energizam diretamente os motores elétricos e os solenóides que ativam o sistema hidráulico através da manipulação de válvulas elétricas. As válvulas determinam o caminho do fluido pressurizado na máquina.

Para mover uma perna hidráulica, por exemplo, o controlador do robô teria que abrir uma válvula ligando a bomba de fluido a um pistão cilíndrico conectado à perna. O fluido pressurizado estende o pistão e movimenta a perna para frente. Para mover os seus segmentos em duas direções, os robôs utilizam pistões que podem empurrar para os dois lados.

O computador do robô controla tudo ligado ao circuito. Para mover o robô, o computador ativa todas as válvulas e motores necessários. A maioria dos robôs são reprogramáveis. Para mudar o comportamento de um robô, basta escrever um novo programa.

Nem todos os robôs têm sistemas sensoriais e pouquíssimos podem enxergar, ouvir e sentir cheiro ou gosto. Geralmente os robôs podem somente monitorar o seu próprio movimento. O design padrão utiliza rodas conectadas às junções do robô. Um LED de um lado da roda emite um raio de luz através das fendas para um sensor de luz do outro lado da roda. Quando o robô move uma junção, a roda dentro da fenda gira. A fenda interrompe o raio de luz quando a roda gira. O sensor de luz lê o padrão da luz intermitente e transmite os dados para o computador. O computador pode saber a distância exata do movimento da junção através deste padrão. Esse é o mesmo sistema básico usado em muitos mouses de computador.

Estas são as idéias principais da robótica. Os roboticistas podem combinar estes elementos de diversas maneiras para criar robôs de complexidade ilimitada. Um dos designs mais populares é o braço robótico.

Add Comment