Como funcionam os óculos 3D

Neste artigo » 1. Introdução | 2. Visão binocular | 3. Assistindo em 3D

Visão binocular

Mais do que dois olhos, nós temos espetacular visão binocular.

Para objetos até aproximadamente 6 a 7 m de distância, o sistema de visão binocular nos permite calcular com boa exatidão a que distância um objeto está.

Se há múltiplos objetos no nosso campo da visão, por exemplo, podemos listar automaticamente quais estão mais distantes e quais estão mais próximos, além de a que distância eles estão.

Se você olhar o mundo com um olho fechado, você ainda pode perceber distâncias, mas a precisão de cálculo diminui e você precisa se basear em dicas visuais, o que é mais lento.

Para ver a diferença que o sistema de visão binocular faz, peça a um amigo que lance uma bola e tente pegá-la mantendo um olho fechado. Tente isso também em uma sala moderadamente escura ou à noite, quando a diferença é ainda mais perceptível. É muito mais difícil pegar uma bola com somente um olho aberto do que com dois olhos abertos.

O sistema de visão binocular se baseia no fato que os nossos dois olhos são separados em aproximadamente 5 centímetros. Por isso, cada olho vê o mundo de uma perspectiva ligeiramente diferente, e o sistema de visão binocular no seu cérebro usa a diferença para calcular a distância. O seu cérebro tem a capacidade de correlacionar as imagens que ele vê por dois olhos embora elas sejam ligeiramente diferentes.

Óculos 3D - Visor View Master

Quando você usa um visor View Master é fácil ver como o seu sistema de visão binocular funciona

Se você usou alguma vez um visor View Master ou um visor estereoscópico, percebeu seu sistema de visão binocular em ação. Em um visor View Master, uma imagem é apresentada a cada olho. Duas câmeras fotografam a mesma imagem de posições ligeiramente diferentes para criar essas imagens.

Os seus olhos podem correlacionar essas imagens automaticamente porque cada olho vê apenas uma das imagens.

Assistindo em 3D »

Nenhuma Resposta

  1. Pingback: Como funciona a TV 3D ? 3 de novembro de 2010

Deixe seu Comentário