Como fazer backup num HD Virtual

Ter um bom serviço de backup é essencial se você tiver dados importantes no PC, e não quer perdê-los.

Hoje vamos dar uma olhada em um modo único de usar um HD virtual no Windows 7 para fazer backup de arquivos.

Criando um HD Virtual (VHD)

A primeira coisa é criar um VHD.

Neste exemplo vamos criar um VHD de 2GB, mas você pode criar o HD virtual com o tamanho que desejar.

Clique com o botão direito em Computador e selecione Gerenciar, e quando a tela de Gerenciamento de Computador abrir, vá até Armazenamento e marque Gerenciamento de Disco, depois clique em Ação Criar VHD.

Neste artigo vamos nos concentrar em como fazer backup de seus dados em um VHD; para saber como criá-lo, confira o tutorial completo: Como criar um HD Virtual no Windows 7.

backup e restauração no Windows 7
Após criar seu novo VHD ele estará listado em Computador. Agora você pode usá-lo como qualquer outro disco, e até fazer backup nele.

Você pode simplesmente arrastar arquivos para o HD virtual, ou configurá-lo para fazer backup com a ferramenta padrão do Windows de Restauração;
ou ainda usar o aplicativo de backup de sua preferência.

Aqui vamos usar a ferramenta do Windows 7.

1. Digite backup e restauração na Caixa de Pesquisa no menu Iniciar e tecle Enter.
2. Clique em “Configurar Backup”.
3. Selecione o VHD que acabou de criar

Quando perguntado sobre fazer o backup de quais ítens, marque a opção “Deixe que eu escolha”.

Você pode adicionar os arquivos e pastas que desejar ao backup, mas lembre-se de desmarcar a opção Incluir uma imagem de sistema dos drives antes de continuar, se você já tiver criado uma.

Em seguida, uma janela é exibida para que você possa conferir o que foi escolhido e fazer alterações caso seja necessário.

Se você quiser configurar o intervalo de tempo e horário no qual os backups serão efetuados (criar um agendamento), clique em “Alterar agendamento”.

Uma nova janela permite que você defina a frequência, dia e horário para que o Windows efetue backups automaticamente.

Quando estiver tudo configurado, basta confirmar e clicar em “Salvar configurações e executar backup”.

O programa inicia o primeiro backup do sistema.

O andamento da operação pode ser acompanhado em tempo real por meio da barra de progresso.

Deixe seu Comentário