Como elaborar um bom currículo

O curriculum é o registro da sua história profissional.

É a sua propaganda, e como tal não pode ser apenas um pedaço de papel frio.

O currículo deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizações de tal forma que soe como um tambor ou um clarim, anunciando quem você é, de maneira elegante e agradável.

O curriculum deve se constituir numa mensagem breve. Não é à toa que quase no mundo inteiro utiliza-se a palavra francesa résumé (que significa resumo) para designar currículo.

Normalmente o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você, portanto, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar.
Cuide bem do seu currículo que ele ajudará você a alcançar entrevistas, a primeira metade do caminho para conseguir um novo emprego.

O currículo bem elaborado atrai, o currículo mal elaborado afasta.

Antigamente, destacar-se pelo currículo era usar papel rosa, arrumar o texto em blocos agrupados e densos, com informações que começavam com o seu curso de primeiro grau, incluíam seus hobbies prediletos, estado da saúde e situação matrimonial. Esqueça este tipo de currículo!

Hoje, mudou o mercado de trabalho, e mudaram os currículos. Seja você candidato a uma vaga de presidente, vendedor ou escriturário, o que o seu currículo deve fazer é evidenciar suas habilidades, conquistas e experiência, e é nisso que você vai se distinguir de uma multidão de outros candidatos. Este é o currículo moderno e eficaz!

UM BOM CURRÍCULO…
…apresenta um resumo breve, objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo claro, abrangente e verdadeiro sobre a sua experiência passada.

UM BOM CURRÍCULO…
…deve ser cuidadosamente atualizado, muito bem e corretamente escrito, e adequadamente formatado.

UM BOM CURRÍCULO…
…faz você se destacar em uma pilha de outros currículos

UM BOM CURRÍCULO…
…chama a atenção de quem o lê e faz aumentar as suas chances de conseguir a entrevista de emprego.

Funções do Currículo

[spoiler]Para quem está empregado, o currículo é importante porque pode ser solicitado para apoiar um processo de promoção, para um convite para um novo emprego, para mostrar a clientes e fornecedores. Não se deve nunca descuidar dele, se se quiser causar uma impressão positiva.

Para quem está procurando emprego, o currículo tem duas funções básicas.

  1. É uma ferramenta para gerar entrevistas de emprego
  2. Serve de guia para os seus entrevistadores

Portanto, facilite a vida do seu entrevistador. Procure responder, no currículo, as perguntas para as quais os entrevistadores querem resposta. E o quê, afinal, os entrevistadores querem saber de um candidato a emprego?

O que você quer?
Para responder a esta pergunta, o seu currículo deve comunicar claramente, e especificamente, quais os seus objetivos. Coloque um sumário sucinto e claro de suas expectativas. Por exemplo: Cargo Executivo na Área Industrial (estilo mais aberto); Diretor/Gerente da Área Industrial (estilo mais específico).

Por que você quer?
Mostre por que razão você considera merecer o cargo que está pretendendo. Seu currículo deve enfocar o objetivo. Aqueles itens de sua carreira que não ajudam a justificar o foco central do currículo devem ser menos enfatizados ou não incluídos. Por exemplo, se seu objetivo é ser Diretor Industrial e você trabalhou durante um ano para um empregador em vendas de produtos de consumo, esta experiência deve ter menção mínima e não constar do sumário.

Em que você contribuiu?
Destaque as atividades que você desempenhou em cada emprego e que resultaram em retorno para a empresa, seja institucional, financeiro ou de relacionamento de mercado. O seu potencial empregador quer saber, logo à primeira vista, se você é um empregado que traz resultados para a empresa ou se apenas cumpre o seu papel.

Você se organiza e planeja para alcançar objetivos?
Um currículo bem organizado, com seqüência lógica, mostra a sua habilidade de organizar atividades e tarefas, e o fato de saber o que quer mostra ambição e vontade de atingir esses objetivos.

Você se comunica?
Usar frases curtas é uma maneira eficiente de demonstrar objetividade e concisão. Utilize o mínimo de palavras. Evite advérbios subjetivos como extremamente, fortemente e outros. Inicie frases com verbos de ação, como construí, reduzi, aumentei, implantei, administrei, supervisionei, melhorei, expandi, organizei, treinei, encontrei, descobri, planejei etc. Mas ao mesmo tempo em que os verbos podem vir na primeira pessoa, evite utilizar o pronome pessoal “eu”; passa impressão ofensiva de falta de modéstia quando usado em demasia. Ao redigir, tente criar uma impressão moderna, positiva, agressiva e direcionada a realizações.
Os entrevistadores analisam pilhas de currículos, e precisam entender rapidamente, na primeira leitura, exatamente o que você pretende, porque e com que objetivos. Faça um esforço de preparação para economize o esforço de leitura deles. Isto pode resultar em ponto positivo para você.

Você é positivo?
Um currículo deve falar bem de você, claro que com base na verdade. Por isso enfatize os pontos positivos. Ninguém quer ler informações tristes, de pessoas que choramingam. Mostre aspectos marcantes primeiro, e deixe os aspectos menos relevantes para o final. Atinja o entrevistador com um impacto positivo logo no início da leitura.[/spoiler]

Sequência de Apresentação

[spoiler]Basicamente, o que um empregador quer saber de você, quando olha o currículo, são apenas três coisas: onde você já esteve, o que já fez por outra empresa e o que pode fazer pela empresa dele.
Apenas como exemplo, o currículo de um candidato a um posto de gerente, para atender a esta necessidade, pode ser montado da seguinte maneira:

Objetivo conciso
Breve sumário de qualificações
Formação acadêmica
Resultados obtidos em decorrência das habilidades técnicas
Experiência profissional mais relevante (com datas e lugares)
Pontos fortes
Conhecimento de informática

PRIMEIRA PÁGINA
Preferivelmente, este mesmo profissional que estamos usando como exemplo deve procurar manter o currículo em no máximo duas páginas. Um currículo de três páginas é hoje considerado extenso.
Logo no início da primeira página, coloque o seu nome, seu endereço e números de telefone. Não há outro lugar melhor para colocar essas informações – como os currículos são lidos rapidamente, você pode perder uma oportunidade se o leitor pensar que você esqueceu de colocar essas informações.
Em seguida coloque o seu objetivo, que não deve ultrapassar uma linha. Por exemplo: Gerente de Marketing/Produto.
Mencione depois, sumariamente, um resumo de suas qualificações. Por exemplo: Economista com MBA em marketing e 10 anos de experiência em planejamento de mídia e estudo de mercado.
Ao colocar datas de títulos no currículo, certifique-se de incluir as datas de início e final de cada curso do lado esquerdo da página.
Ao colocar relação de seus empregos anteriores, certifique-se de incluir as datas de entrada e saída de cada emprego do lado direito da página, depois do nome de cada empresa.

Não separe os cargos com textos, pois perdem o impacto do número e da seqüência.

SEGUNDA PÁGINA
Faça uma relação de resultados obtidos em cada empresa, sempre de maneira sucinta. Evite analisar – apenas informe.
Se foi promovido muitas vezes, enfatize isto no currículo. Brevemente.
As promoções que obteve são as melhores referências, pois denotam que você foi um colaborador excelente. Transmitem que seu chefe o julga um bom profissional e que executou bem suas funções, por isso foi promovido.
Para registro de um emprego em que você obteve promoções, certifique-se de incluir a data de entrada e a data de saída no lado esquerdo da página, e as datas para cada título do lado direito da página. Se você não seguir esta norma e colocar todas as datas do lado esquerdo, uma rápida leitura poderá deixar a impressão de que você troca de emprego com freqüência.

Se você for um executivo jovem, que ainda não acumulou muitos empregos, tente montar o seu currículo com uma só página.

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O que não colocar em seu currículo

[spoiler]• Cores
O currículo deve ser agradável à leitura, e portanto discreto. No máximo, utilize para imprimir um papel de tom pastel, claro, em vez do branco, mas nada além disso.
E como destacar informações?
Use recursos como o negrito e o itálico do seu processador de texto, e evite variar tipos de fonte para não transformar o currículo numa salada gráfica, que incomodaria a quem o lesse.

• Listas extensas de qualquer natureza
Se a sua relação de empregos é muito grande, selecione apenas os últimos cinco empregos de sua carreira. E mencione no sumário de qualificações que tem mais experiência do que está mostrado a seguir.
Em alguns casos é importante colocar todas as informações, como nos currículos de cientistas ou médicos, para cujos empregadores os artigos publicados são importantes, assim como o detalhamento dos congressos de que o profissional participou. Mas, de maneira geral, essas informações só entediam a quem vai ler o currículo.

• RG, CIC e outros números de documentos
Não perca tempo inserindo número do CIC, ou do Título de Eleitor, ou mesmo da Carteira Profissional. Se alguém tiver interesse nesses documentos, será o Departamento de Pessoal no momento em que for efetivar a sua contratação. Nunca antes.

Razões de ter deixado o emprego anterior
Esta informação é importante para o seu empregador, mas deve ser discutida no momento certo. E o momento certo é a entrevista pessoal.

Referências
A lista de referências deve ser impressa à parte, e você deve tê-la à mão para apresentá-la ao entrevistador no momento em que for solicitado a isto.

Raça, religião e filiação partidária
Ninguém tem interesse em conhecer essas suas convicções, seja para benefício seja para prejuízo de sua carreira. Ao contrário, colocando essas informações, pode parecer que você é quem tem preconceito com relação a esses itens.

Salário anterior e pretensão salarial
Alguns especialistas recomendam colocar salário e pretensão no currículo, mas a postura de algumas empresas é de não recomendar esta prática. Salário, conforme a nossa experiência, é um tema para ser discutido pessoalmente, na entrevista, e não para estar no currículo. Quando o anúncio pede, pode-se escrever alguma coisa geral como “Aceito discutir propostas”, ou “Estou aberto para discutir a questão salarial”.[/spoiler]

Formato e aparência do currículo

[spoiler]Antes de datilografar o modelo final, revise-o com duas ou três pessoas para checar as informações e para verificar a correção ortográfica. Erros de português, gramaticais, ortográficos ou de concordância, comprometem seriamente o currículo de qualquer pessoa. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

Graficamente, o seu currículo precisa ser atraente. Lembre-se de que ele é a propaganda do produto mais importante do mundo: você!
Deixe margens largas e muitos espaços em branco. Não faça a composição gráfica com letras muito pequenas porque há pessoas que enxergam mal – respeite-as.
Procure não variar a fonte das letras, mas aproveite os recursos de sublinhar, colocar em negrito ou em itálico, e até o uso de letras maiúsculas para enfatizar.

A impressão deve ser feita em laser, porque o resultado gráfico é bonito e muito limpo. Para a reprodução de quantidades maiores, sugerimos o processo offset em um papel de boa qualidade, branco ou em tom pastel claro.
Inclua fotografia, se considerar que a sua aparência pessoal é boa e pode ajudar a causar boa impressão. Prefira o tamanho 4,5 x 6 cm. Deve ser uma ótima fotografia, nítida, em que você esteja sorridente e inspire confiança. A fotografia diferenciará imediatamente o seu currículo dos outros e o tornará mais pessoal. Pode colar uma fotografia em cada currículo ou, se usar serviços de uma gráfica, pode deixar que a fotografia faça parte do fotolito, imprimindo-a na primeira página do seu currículo.

Há muito mais o que dizer a respeito de currículo, porque a sua elaboração exige, ao mesmo tempo que simplicidade na apresentação, uma complexidade muito grande na avaliação dos elementos que o compõem. Por uma questão de espaço, voltaremos ao assunto na próxima edição.[/spoiler]

5 Comments

  1. Bruno Mabilana 5 de agosto, 2010
    • Raquel Gaspareto 1 de março, 2011
      • Daniela 13 de abril, 2011
  2. danilla 10 de fevereiro, 2011
  3. eduardo florencio chaves 15 de junho, 2011

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