Como economizar tinta e dinheiro na impressão

Se você leu o artigo sobre os cartuchos de impressora que custam 6.000 Reais e achou interessante, veja algumas dicas para economizar dinheiro no custo total de sua impressora.

Imprimindo páginas da web

Opção 1: A maioria dos sites têm um link para “Imprimir esta Página” que reformata a página e remove os anúncios, gráficos, etc. Salve a página como texto e imprima o arquivo de texto a partir do Bloco de Notas.

Opção 2: Se a opção acima não for possível, você pode selecionar com o mouse as partes que deseja imprimir e copiar/colar para o Bloco de Notas ou Word. Você economiza tinta e papel.

Opção 3: Se você usa o Firefox – instale a extensão Aardvark. É a melhor forma de remove r ou esconder qualquer objeto na página, incluindo tabelas HTML, elementos div e imagens. Inicie o Aardvark, passe o mouse sobre as áreas da página que você não quer imprimir e pressione E (de ‘erase’).

Opção 4: Esta é para quem domina HTML, mas ainda é simples. Basta salvar a página no formato HTML, abrir o arquivo no Dreamweaver ou Bloco de Notas e deletar as tags HTML, conteúdo que você não quiser ver no documento impresso. Após a limpeza, abra o arquivo no IE ou Firefox e imprima de lá.

Ao imprimir documentos do Office como XLS, PPT ou DOC

  • Para Powerpoint: Não imprima toda a apresentação, somente os slides necessários. Use Escala de Cinza ou modo P&B em vez do padrão Colorido.
  • Para Excel: Evite imprimir tabelas inteiras e selecione as áreas (ou células) que você quiser imprimir e escolha “Imprimir seleção”. É bom reduzir a qualidade da impressão (dpi) na janela de configurações e também desmarcar a opção de imprimir as linhas. Se possível, use a qualidade de rascunho.
  • Para Word: Clique no botão “Opções” na janela de impressão e escolha “Rascunho” nas Opções de Impressão. Especifique o número de páginas que você quer imprimir em vez de imprimir o documento inteiro. Isso vai economizar o tempo de impressão, papel e tinta.

Imprimir fotografias ou imagens da web

  • Imprimir imagens coloridas em casa consome a maior quantidade de tinta possível.

As impressoras jato de tinta usam 30 vezes mais tinta para imprimir uma foto colorida. A melhor opção é levar sua câmera digital para um laboratório fotográfico e pagar pelo serviço. Com toda certeza você vai gastar menos do que gastaria imprimindo no seu computador pessoal.

Se ainda assim você precisar imprimir imagens em casa, instale um bom editor de imagens como o Photoshop, Gimp ou Paint.NET. Redimensione e corte as áreas inúteis das fotos. Para melhor resultado, use o papel fotográfico recomendado pelo fabricante.

Papel comum ou papel fotográfico de má qualidade pode danificar o equipamento e espirrar a tinta.

Se você imprime muitas fotos digitais em casa, considere investir em uma impressora específica para fotos.

A maioria das impressoras tem três modos de qualidade de impressão: melhor, normal e rascunho, mas muitas impressoras utilizam quase a mesma quantidade de tinta nos modos máximo e normal.

  • A principal vantagem do modo Normal é que a página é impressa mais rapidamente.
  • No modo Rascunho você reduz significantemente o consumo de tinta.
  • O incômodo do modo rascunho é que a impressão tem sempre um aspecto pobre de impressão.

Se você é usuário de impressora jato de tinta, eu recomendo o Green Print, um software que otimiza a impressão e evita o desperdício de folhas e tinta.

Deixe seu Comentário