Como diminuir o tempo de inicialização de seu PC

Um computador modelo Acer Aspire com Windows Vista chega a levar 2 minutos para carregar por completo o sistema operacional.

O mesmo PC, com Windows 7, leva cerca de 43 segundos.

O jeito seria então se conformar e aguardar até o lançamento do novo sistema, correto?

Não exatamente. Saiba que se aumentar a velocidade do boot da sua máquina e deixá-la com um tempo de inicialização mais próximo do alcançado pelo Windows 7.

A começar pela memória. Caso o computador tenha apenas 1 gigabyte (GB) de RAM (se for menos do que isso, pudera que você reclame tanto…) considere instalar pelo menos 2GB. Apenas assegure-se de que a placa-mãe tem espaço suficiente para suportar isso – pode ser necessário tirar o pente de memória que se tem, substituindo-o por novos módulos – e de comprar memória compatível.

Se o hardware estiver OK é hora de avaliar que aplicativos estão sendo carregados quando o computador é inicializado. Existem alguns programas que podem ajudar nessa tarefa de acelerar o boot, como o gratuito Startup Delayer.

O programa atrasa (de acordo com as suas especificações) a inicialização de vários aplicativos que normalmente são executados quando o PC é ligado. Se você programar determinados aplicativos para iniciarem 10 ou 15 minutos depois do sistema operacional ter sido carregado, o boot será substancialmente melhorado.

No caso de equipamentos com muitos anos de uso, o ideal é fazer backup de todos os dados, formatar o HD e reinstalar o sistema operacional a partir do zero (incluindo suas atualizações).

Apesar de esse ser um processo radical e demorado, ao fazer isso irá restaurar a velocidade original do equipamento, eliminando qualquer sujeira que tenha ficado para trás – seja no registro do Windows ou no disco rígido, decorrentes da instalação e remoção de aplicativos ao longo do tempo.

Deixe seu Comentário