Como dificultar o ataque à sua rede sem fio com DHCP

Desative o servidor DHCP
O Protocolo de Configuração Dinâmica do Host, ou Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), permite designar automaticamente endereços IP a um equipamento que queira se conectar a nossa rede, ou proporcionar-lhe outros parâmetros de configuração (máscara de sub-rede, router predeterminado, etc.).
Desta forma, todo equipamento que quiser se conectar à nossa rede Wi-Fi deverá ser configurado manualmente, especificando os seguintes dados: endereço IP, porta, máscara de sub-rede e os DNS primário e secundário.
Poderemos pensar em utilizar valores de endereços IP que pertençam a categorias não padrões, para dificultar o trabalho do atacante (se este conhecer a categoria de IP utilizada, nosso trabalho terá sido em vão).
Por exemplo, a categoria típica de endereços IP é o 192.168.X.X, e o endereço IP predeterminado do ponto de acesso costuma ser 192.168.1.1. Se o ponto de acesso permitir, seria interessante mudar estes valores.
Como você pode verificar, não existe um único método ou mecanismo que garanta a segurança da uma rede sem fio. Se você seguir as sugestões acima, porém, tornará as coisas realmente mais difíceis para os possíveis invasores.

As normas são simples: não deixe nada com os ajustes predefinidos, configure sempre os acessos manualmente e utilize um mecanismo de segurança do tipo WPA ou WPA2.

Existem outras soluções de segurança mais avançadas, complexas e, em geral, mais eficazes, como o uso de servidores RADIUS ou soluções baseadas em IPSec. Mas, em geral, todas elas requerem hardware e software específicos e um orçamento maior.

One Response

  1. jaejaneiro 5 de abril, 2010

Add Comment