Como desbloquear a região do DVD ou Blu-ray

Os DVDs são divididos em regiões de forma que os estúdios possam ter controle sobre seus produtos.

Dessa maneira, pessoas que viajam para fora de seu país, na teoria, não poderia comprar um título naquela região pois ele não poderia ser lido DVDs players vendidos em seu país de origem.

A índústria utiliza a mesma estratégia para conteúdos comercializados no padrão Blu-ray.

No caso dos DVDs, as diversas nações no mndo foram divididas de modo a formar seis regiões. No caso dos discos Blu-ray apenas três grandes regiões foram definidas, como exibem os gráficos abaixo.

O Brasil fica na região 4 para DVDs e região 1 para Blu-ray. Os Estados Unidos, em qualquer dois dois formatos estão na mesma região, a 1. Bem mais simples, não é? Portanto, se comprarmos um DVD nos Estados Unidos, não conseguiremos assisti-lo em aparelhos comprados aqui no Brasil. Claro que, com alguma pesquisa na web, é possível encontrar modos de se destravar boa parte dos tocadores de mesa também.

Já os drives de DVD e Blu-ray para computadores são mais versáteis que seus primos que costumar ficar na sala de estar de nossas casas. Isso ocorre por que o controle da região é realizado por meio de software. E o usuário pode fazer a troca, caso queira, tendo em mente que, em geral, tal alteraração pode ser realizada no máximo cinco vezes durante toda a sua vida útil do dispositivo.

Como desbloquear

No Windows 7 ou Vista, clique em Iniciar, escreva gerenciador de dispositivos e pressione a tecla Enter. No Windows XP, clique no menu Iniciar, escolha o item Excutar, escreva o comando devmgmt.msc e pressione Enter.

O número de alterações de região é limitado (geralmente em 5 mudanças) e, depois que este número é atingido o drive não permitirá mais mudanças, permanecendo na ultima região selecionada “para sempre”.
Portanto é um recurso que deve ser usado em casos muito especiais.

Na janela aberta, verifique o último item, denominado Unidades de DVD/CD-ROM. Abra o item com um clique e, em seguida, clique duas vezes sobre o modelo de drive listado.

Agora escolha a aba Região do DVD. Em seguida basta escolher o país de origem do DVD para assistir sem problemas no computador.

Repare que sempre que fizer alterações, o número destacado em vermelho irá diminuir, até que não se possa mais fazer alterações, mesmo reinstalando o Windows.

» Copie DVDs protegidos ou com códigos de região com o AnyDVD

13 Comments

  1. Genilson Araujo dos Santos 20 de dezembro de 2015
  2. Paulo Ricardo 27 de fevereiro de 2014
    • Eduardo Tetera 28 de fevereiro de 2014
  3. Elisangela 2 de abril de 2012
  4. Alex sandro fernandes da silva 23 de novembro de 2011
  5. Alex sandro fernandes da silva 23 de novembro de 2011
  6. ricardo 25 de abril de 2011
  7. ricardo 21 de março de 2011
    • Mariana 21 de março de 2011
  8. fabio cabral 18 de novembro de 2010
  9. Marcos Vinicius 20 de agosto de 2010
    • paulo 21 de outubro de 2010
  10. riccneto 11 de maio de 2010

Deixe seu Comentário