Como converter email ou documentos do Word em PDF online usando o Google Docs

Aqui está um modo muito simples de criar arquivos PDF online sem ter que comprar ferramentas PDF caras ou instalar drivers de impressoras PDF virtuais.

O arquivo PDF final vai ser exatamente igual ao documento original, preservando toda a formatação de texto, links, tabelas e até imagens inseridas.

Vamos seguir as instruções do Google Blog sobre a suite de Google Docs & Spreadsheets que permite criar novos documentos online enviando-os diretamente para um endereço secreto de email. Os documentos podem ser enviados como anexo ou até num texto com formato rich text.

Temos aqui um passo-a-passo para criar arquivos PDF de suas mensagens de email rich-text ou documentos do Word usando o Google Docs.

Passo 1: Se você já tem uma Conta no Google, pegue seu endereço de email aqui, que é para onde você vai enviar os documentos.


Passo 2: Usando GMail, Outlook ou qualquer outro serviço de email, escreva uma nova mensagem de email. Anexe seu documento Word ou crie uma mensagem rich-text. Envie esse email para o endereço que você copiou no passo 1.


Passo 3: Você receberá um email do Google Writely contendo um link para o seu documento já hospedado no servidor do Google Docs. Abra o documento dentro do Google Docs.

Você pode editar o documento dentro do Google Docs em modo HTML ou Rich-text mesmo. Não esqueça de salvar as alterações.

Passo 4: Clique no menu Arquivo do Google Docs e escolha Salvar como PDF. Selecione a pasta no computador e salve. Seu arquivo está pronto.

Todo o processo leva menos de um minuto.

Dica: Você também pode usar a ferramenta de email do Google Docs para fazer upload de mais de um documento em apenas uma mensagem.

Uma Resposta

  1. daniel pupe 23 de junho de 2008

Deixe seu Comentário