Como apagar automaticamente a Lista de Documentos Recentes do Menu Iniciar

Por Oliver Hautsch
Todo usuário de computador já teve algum tipo de problema relacionado à privacidade.
Um dos mais comuns é a atitude curiosa de fazer login na conta do usuário alheio e olhar a lista que o Windows gera automaticamente sempre que você abre um arquivo.
A Lista de Documentos Recentes ou, como é chamada no Windows Vista, “Itens Recentes”, é fonte de muita briga tanto nos lares, como nos escritórios.
No entanto, acontece muito de nos esquecermos de excluir os itens da lista sempre que possível. Assim, o Baixaki vai ensinar neste artigo o que você pode fazer para que, sempre que fizer logoff ou reiniciar o sistema, a lista seja esvaziada.
ATENÇÃO: é importante que você siga os passos apresentados exatamente como mostramos, pois faremos mudanças nas diretivas do sistema, o que pode causar um mau funcionamento, caso sejam alteradas opções incorretas.

*Este artigo se aplica somente às versões Business, Enterprise e Ultimate do Windows Vista. As demais não possuem o “Editor de Diretiva de Grupo Local” e, por isso, não é possível configurá-las para o que ensinaremos abaixo.

1. Clique no botão do Menu Iniciar e digite “gpedit.msc” (sem aspas) no campo “Iniciar Pesquisa”. Pressione a tecla ENTER ou clique no resultado que aparecerá, conforme a imagem abaixo.
2. Será aberto o Editor de Diretiva de Grupo Local.

*Caso o Controle de Conta de Usuário (UAC) esteja ativado, você deverá confirmar a execução do editor.

3. A janela do Editor de Diretiva de Grupo Local tem funcionamento semelhante à do Windows Explorer, utilizando árvores para mostrar seu conteúdo. Expanda o item “Configurações do Usuário”, clicando na seta que fica à esquerda.
4. Clique em “Modelos Administrativos” e, no quadro da direita, dê um duplo-clique sobre “Menu ‘Iniciar’ e barra de tarefas”.
5. Na lista que será exibida, localize o componente com o texto “Limpar histórico de documentos abertos recentemente ao sair” e dê um duplo-clique sobre ele.
6. Na janela que se abrirá, marque a opção “Ativado” e dê OK.
Pronto! De agora em diante, sempre que você fizer logoff ou reiniciar o computador, a lista de arquivos recentes será apagada.

One Response

  1. Carol 15 de abril, 2011

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