Comercial do iPad deixa escapar preços de livros e botão do NewYorkTimes

Comercial mostrado no Oscar desencadeou desde já ajustes na Amazon e na Barnes&Noble, mesmo que o iPad só dê as caras em abril.

Por Thiago Martins

Algumas pessoas notaram algo mais no comercial do iPad, exibido nos intervalos do Oscar no domingo passado: os preços de alguns livros ficam visíveis na cena que mostra, em uma fração de segundo, a iBookstore, loja de livros online da Apple ainda não lançada oficialmente. E mostra também o botão do New York Times, que provavelmente abre a famosa lista dos mais vendidos, segundo o jornal.

Segundo o The Unnoficial Apple Weblog, apenas alguns livros aparecem na imagem do comercial, mas o preço é legível, e todos batem com a lista de livros e preços descoberta em fevereiro. Segundo a lista, os preços dos livros disponíveis inicialmente para iPad variam de zero a US$ 14,99.

Alguns preços que podemos ver no anúncio do iPad são dos seguintes livros: “Three Cups of Tea: One Man’s Journey to Change the World… One Child at a Time” de Greg Mortenson e David Oliver a US$7,99 (que custa US$7,19 no Kindle da Amazon) e “True Compass: A Memoir” de Edward Kennedy, por US$14,99, o livro com o preço mais alto da iBookstore (também à venda no Kindle por US$19,25).

No quesito livros e loja de livros, a Apple tem como concorrente para o iPad o Kindle da Amazon (amazon.com/kindle), e o Nook da Barnes & Noble (barnesandnoble.com/nook), e mesmo antes do dia 3 de bbril, data do início das vendas do iPad nos Estados Unidos, a disputa já começou. Depois da “inadvertida” revelação dos valores no comercial, a Amazon foi forçada a rever algumas de suas etiquetas de preço e também mudou a forma como remunera os autores/editoras em janeiro, ficando com 30% e pagando 70% do valor anunciado dos títulos, como a Apple faz na App Store. A concorrência pode ser benéfica para o consumidor, que já tem mais opções.

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