Com obter listas de drivers no Windows XP

Em certas situações, pode ser útil obter uma lista de drivers de dispositivos instalados no micro.

O Windows XP Professional tem um utilitário, o DriverQuery (não incluído no Windows XP Home), que fornece esses dados.

No entanto, se você solicitar informações detalhadas, o resultado pode ser uma longa página, com valores enfileirados, que é bastante difícil de ler.

Uma solução prática é fazer o DriverQuery exportar a lista para um arquivo CSV. Depois, o arquivo CSV pode ser importado por um aplicativo de planilha para análise. Veja como fazer isso usando o Excel 2003.

Gere o arquivo CSV

Primeiro, clique em Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Prompt de Comando. No Prompt de Comando, digite o comando driverquery /v /fo csv > drivers.csv e tecle Enter. A opção /v faz o utilitário gerar informações detalhadas. A opção seguinte, /fo csv, especifica o formato CSV para a saída. A seqüência > drivers.csv direciona a saída para o arquivo driver.csv.

Importe para uma planilha

No Excel 2003, crie uma nova planilha e clique em Dados > Importar Dados Externos > Importar Dados. Na caixa Selecionar Fonte de Dados, primeiro selecione Todos os Arquivos no menu Arquivos do Tipo. Em seguida, no painel superior, navegue até o arquivo drivers.csv Ele deve estar na pasta Documents and SettingsUsuário, onde Usuário é seu nome de usuário no Windows. Selecione o arquivo e clique em Abrir. Na tela seguinte, na seção Tipo de Dados Original, mantenha assinalada a opção Delimitado. No menu Origem do Arquivo, escolha MS-DOS (PC-8). Clique em Avançar. Em Delimitadores, assinale a opção Vírgula. Clique novamente em Avançar.

Na última tela, clique em Concluir. O Excel pergunta se você quer inserir os dados na planilha aberta ou numa nova. Escolha a opção que preferir e clique em OK. O Excel vai mostrar a tabela com informações detalhadas sobre os drivers.

Deixe seu Comentário