Código do Gmail sugere a chegada de novo domínio

O GMail vem atacando em todas as posições, mas parece que o brinquedinho do Google pretende se tornar ainda mais poderoso. Baseado em informações encontradas e desenterradas no código Java do programa, foi encontrado o que pode ser a maior obra do GMail — o que mais poderia ser adicionado a esse cliente de e-mail?
Ao que se mostra no código, a próxima grande cartada dos caras deve ser o “Domínio Gmail” — uma poderosa ferramenta para quem tem um domínio e desejaria utilizar o Gmail como “Servidor de E-mails” e não apenas um cliente. O pessoal do velho Y já tem o seu próprio mimo desse mesmo tipo e a turma do Bill Gates e seus MSNs também já soltou o Live Mail; agora a trupe do grande G parece planejar o mesmo.

Aqui vemos a linha no código fonte que me faz crer que o negócio vem mesmo por aí:

function vJ(){if(uy){;return’‘+”Manage this domain”+” “}else{return””}}

Numa linha logo acima dessa, voçê pode notar alguns códigos que fazem referência a um tal “Caribou” — alguns sugerem que esse é o nome para futuras versões do Gmail até que ele deixe de ser Beta.

var kQ=ob([“Contact us …”,”Report bug”,”Caribou is slow”,”Send a suggestion”,”I need personal help!”,”Caribou-only features”],5);

Suponho que uma característica nova para domínios está em processo, é o que eu vejo após examinar o código. Após decidir usar o GMail como servidor de correio, o primeiro passo será adicionar um MX record (Mail Exchange) como mail.google.com no DNS para um domínio — direcionando as mensagens de email diretamente para o Google Mail. Mas o GMail não vai enviar esses e-mails para sua caixa de entrada automaticamente já que não há link para isso entre o domínio e você.
Nas configurações, haverá uma tab para manejar seus domínios — dando a você a facilidade de linkar domínios para sua conta.

Suponho que haja um email de autorização emitido ao contato administrativo ou técnico antes que se esteja adicionado oficialmente para impedir que pessoas aleatórias adicionem domínios que não possuem.
Uma vez que o domínio seja linkado, poderemos então manejar endereços de e-mails clicando em “Manage this domain” (já encontrado no código Java) quando estivermos logados como administrador. Parece que o administrator poderia manejar quotas para distribuir os 2GB que a Turma do Grande G já disponibiliza — a menos que eles inventem que esse serviço seja pago.

Além da óbvia facilidade de manejar contas, ainda pode haver outras vantagens num serviço como esse. Companhias podem vir a usar isso no lugar de usar o Microsoft Exchange já que haverá a possibilidade de compartilhar listas de contatos, calendários, comunicação instantânea (já citado aqui antes), etc. Imagine também a possibilidade do Google permitir às companhias usarem suas próprias skins — cores, layout e até o logo poderia ser personalizado.
Vai ser interessante ver um Serviço de E-mail Corporativo do Google.

A Turma do Grande G ainda não deu qualquer informação oficial — se alguma coisa acontecer, de fato, atualizo este post.

Uma Resposta

  1. bryan 2 de outubro de 2006

Deixe seu Comentário