Código da blogosfera foi para estratosfera!

Por Sandra Carvalho, da INFO

Tim O’Reilly, o criador da expressão web 2.0 propôs recentemente um código de conduta para domar os blogs mais enfezados. Virou notícia, mas já desistiu da idéia.

O’Reilly é muito respeitado pelo trabalho em sua editora de livros técnicos, e uma pessoa influente na internet. Sua proposta, ao sugerir o código de conduta, era responsabilizar os donos dos blogs pelos comentários feitos por outras pessoas. Ele queria que os comentários ofensivos, difamatórios e ameaçadores fossem obrigatoriamente tirados do ar pelos bloggers.

Pensando duas vezes, ele mesmo achou que a idéia era “muito barulho por nada”, como se pode ver numa entrevista do site da Wired. Muitos blogueiros, concluiu, já tratavam adequadamente dos comentários fora de linha.

Agora O’Reilly quer promover um mecanismo de moderação que o site Slashdot usa há um tempão e o Digg levou a um novo patamar de usabilidade: destaque para os textos mais legais, num processo de votação comandado pelos próprios internautas, que naturalmente sepultaria os textos pouco civilizados.

Parece muito mais razoável…

Deixe seu Comentário